Conteúdo Principal
Publicado em: 20/08/2020 - 12h41 Atualizado em: 21/08/2020 - 11h58 Comarca: Campina Grande Tags: capacitação, PJe Mídias

Juízes e servidores de CG, Mangabeira e Juizado da Infância de JP serão capacitados sobre PJe Mídias

A Diretoria de Fórum de Campina Grande “Affonso Campos” vai promover, nesta sexta-feira (21), a partir das 9h30, um treinamento sobre audiências virtuais, por meio da Plataforma Cisco Webex, e PJe Mídias para as unidades judiciárias da segunda maior Comarca do Estado. A capacitação será estendida, também, a todos os magistrados, assessores e chefes de cartórios do Fórum Regional de Mangabeira, na Capital, e para o Fórum da Infância e da Juventude de João Pessoa.

A capacitação será por videoconferência, com a explanação do juiz titular da 3ª Vara Mista da Comarca de Bayeux, Euler Paulo de Moura Jansen. A plataforma Cisco Webex foi disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como meio emergencial de videoconferência para atos processuais, durante o período de enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19, que exige o isolamento social e, como consequência, as restrições de locomoção.

“O objetivo é familiarizar magistrados e servidores que já fazem audiência, com essa nova plataforma do sistema de audiência virtual. Será uma excelente oportunidade para o recebimento de orientações, debates e tirar dúvidas que possam existir”, comentou o juiz diretor do Fórum de Campina Grande, Gustavo Lyra, titular da Vara de Execução Penal (VEP).

Euler Jansen começou a fazer audiências virtuais logo na segunda semana de março deste ano. Por trabalhar em uma unidade que tem competência na área de Família, o magistrado percebeu a necessidade de promover as audiências virtuais o mais rápido possível. “De logo, decidi organizar um treinamento para minha equipe e fui passando minha experiência para outros colegas. Depois, surgiram as solicitações de capacitação, com a devida apresentação, modelo didático e estrutura própria para o treinamento pedagógico sobre o tema”, adiantou o juiz.

Inicialmente, o minicurso foi repassado para magistrados e servidores da Comarca de Cabedelo e foi replicado para o Fórum Cível de João Pessoa e, agora, nesta sexta-feira, além do Fórum de Campina Grande, vamos atender o Fórum Regional de Mangabeira e Juizado da Infância e Juventude da Capital, como forma de agilizar os procedimentos”, adiantou.

De acordo com Jansen, o PJe Mídias permite armazenar áudios e vídeos dos processos vinculados ao Processo Judicial eletrônico e de outras plataformas digitais, enquanto o programa Cisco Webex transpõe e leva o arquivo de vídeo para a Plataforma PJe Mídias. “Vamos falar sobre tudo isso e como enfrentar erros dos usurários ao entrar nas audiências”, adiantou o magistrado palestrante.

Ainda serão detalhados a instalação da ferramenta eletrônica, passando pelos atos preparatórios para as audiências, os procedimentos na sua realização, gravação e disponibilização aos interessados, dicas para a melhor exploração possível do sistema. 

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611