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Publicado em: 18/02/2015 - 17h09 Atualizado em: 23/09/2020 - 15h30 Tags: Ouvidoria

Levantamento mostra que homens foram os que mais procuraram a Ouvidoria em 2014

Segundo levantamento realizado pela Ouvidoria do Tribunal de Justiça da Paraíba, o público beneficiado pelo órgão, desde sua criação, em 2013, é de aproximadamente 8.000 usuários. Em 2014, os dados apontaram que, mais da metade dos cidadãos atendidos pela Ouvidoria foram do sexo masculino, 2.470 homens, enquanto que o quantitativo de mulheres foi de 1.168.

Por cidades, as estatísticas mostram que a maioria dos atendimentos é de João Pessoa (1460), seguido por Campina Grande (398), Patos (94), Sousa (61) e Cabedelo (49). Quanto à prioridade no atendimento, o maior número de pessoas atendidas, em 2014, foi de idosos, acima de 60 anos, com um total de 207, seguido por 12 portadores de deficiência e 7 portadores de doença grave.

Quanto ao relacionamento com o Poder Judiciário Estadual, a grande procura pelo atendimento na Ouvidoria ocorre por pessoas que são partes envolvidas em processos, com mais de 1.700 usuários, seguido por advogados, com 1.041 e aprovados em concurso público realizado pelo TJPB, com 221 atendimentos.

Funcionamento - O desembargador Fred Coutinho, ouvidor da Justiça, explicou que quando a Ouvidoria recebe qualquer tipo de solicitação ou reclamação o setor responsável é imediatamente comunicado. “A partir desse momento, o setor em questão tem até 10 dias para se reportar à Ouvidoria, que, mediante à uma razoável explicação, pode ser prorrogado por mais 10 dias”, afirmou o magistrado.

Demandas - Em 2014, uma análise estatística desenvolvida para 39ª Reunião do Fórum Paraibano de Ouvidorias revelou que 91% das demandas recebidas pela Ouvidoria do TJPB foram resolvidas. O órgão atende vários tipos de solicitações, que vão desde elogios e informações à reclamações e denúncias.

“A Ouvidoria em sua Comarca” - Instituído em 2013, o programa busca estabelecer uma relação mais estreita com juízes, servidores e, principalmente, a população. O objetivo é identificar os principais impasses entre o cidadão e o Judiciário e resolver esses problemas.

Durante a primeira gestão, o programa visitou quase todos os municípios entre João Pessoa e Campina Grande. “Nesse segundo biênio, vamos alcançar todas as 77 comarcas da Paraíba”, declarou o desembargador Fred Coutinho.

Contato - O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria através do site https://ouvidoria.tjpb.jus.br/, ou ligar para o 159 ou ainda procurar pessoalmente os serviços da Ouvidoria, que funciona no Palácio da Justiça naPraça João Pessoa, S/N, Centro, João Pessoa/PB, CEP: 58.013.902.

Por Marayane Ribeiro (estagiária)

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