Liberdade de imprensa é tema central de Seminário que vai até as 17h desta segunda-feira
Teve início às 10h desta segunda-feira (25) o Seminário ‘Liberdade de imprensa: onde estamos, para onde vamos’. O evento, na modalidade híbrida, é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Comissão Executiva do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa. O Seminário, que vai até as 17h de hoje, tem transmissão simultânea no canal do Conselho no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=3A-Hk5v7Y3U).
Participaram da cerimônia de abertura a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.
O principal objetivo do Seminário ‘Liberdade de imprensa: onde estamos, para onde vamos’ é reforçar a importância de uma imprensa independente na defesa da democracia. Participam do encontro autoridades e entidades representativas da imprensa de todo o Brasil. A ação também conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
A conferência reúne juristas, jornalistas e representantes do sistema de Justiça, sendo voltada ao público externo. Os debates dos participantes seguirão alguns temas norteadores como: censura prévia, litigância predatória, sigilo da fonte, indústria das indenizações, punibilidade dos ataques a jornalistas, desinformação e inteligência artificial. “A liberdade de imprensa é um tema extremamente atual e que tem gerado litígios por todo o país, com respostas nem sempre uniformes pelo Poder Judiciário, sendo, portanto, oportuna a realização do evento, que tem por objetivo trazer luzes ao tema”, afirmou o conselheiro do CNJ, Mauro Martins.
Por Fernando Patriota