Conteúdo Principal
Publicado em: 11/02/2014 - 13h35

Lourdes Ramalho vai falar em nome da família na solenidade de homenagem a Sílvio Ramalho

Caberá a dramaturga Lourdes Ramalho fazer os agradecimentos ao Tribunal de Justiça da Paraíba, e a Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, na tarde desta quarta-feira (11), quando o saudoso desembargador Luiz Sílvio Ramalho será homenageado, em seu centenário ocorrido em janeiro passado.

Além da matriarca, participarão da solenidade o filho desembargador, Luiz Silvio Ramalho Júnior, e os irmãos, os médicos George e Eduardo Ramalho, esposas, netos e parentes do homenageado.

O desembargador Luiz Silvio Ramalho nasceu no Sítio Macambira, Distrito de Bonito de Santa Fé, alto sertão e foi registrado como filho natural de Conceição, onde seus pais, José Ramalho Leite e dona Benânia, residiam.

Foi primeiro juiz no Rio Grande do Norte, na cidade de Florânia, tendo ingressado na magistratura da Paraíba como Juiz de Direito da Comarca de Bonito de Santa Fé, nomeado a 8 de agosto de 1940. Presidiou a Corte de Justiça de 1970 a 1972 e integrou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, tendo sido presidente.

O magistrado Luiz Silvio Ramalho Júnior lembra que foi na gestão de seu pai, que foi aprovada a primeira lei de Organização Judiciária (LOJE) pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

“Ele era um excelente pai, um bom filho, um bom amigo e irmão, tendo sido um homem que harmonizava bem até últimos dias de sua vida. Sempre tratava a todos com respeito. E nunca foi um juiz autoritário, sempre foi um magistrado justo e bom”, acrescentou Luiz Silvio Ramalho Júnior.

O próximo a ser homenageado é desembargador Emilio Farias, no dia 27 de março, seguido do ministro Abelardo Jurema de Araújo, no dia 8 de abril e os magistrados Francisco Floriano da Nóbrega, dia 29 de maio, Rivaldo Silvério da Fonseca, dia31 de julho e Mário Moura Rezende dia 10 de outubro

Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711