Conteúdo Principal
Publicado em: 14/11/2025 - 17h28 Atualizado em: 14/11/2025 - 20h55 Comarca: Tribunal de Justiça Tags: FONAJE, joão batista, Max Nunes, Cláudio Xavier

Magistrados paraibanos participam da 56ª edição do Encontro do FONAJE

Resgate dos Ritos dos Juizados Especiais e os Desafios Atuais foi o tema do evento, encerrado nesta sexta (14), em Porto Alegre
Foto de João Batista e Max Nunes
Des. João Basita entre os juízes Cláudio Xavier e Max Numes

A 56ª edição do Encontro do FONAJE - Fórum Nacional de Juizados Especiais, evento realizado entre os dias 12 e 14 de novembro de 2025, abordou o tema “Resgate dos Ritos dos Juizados Especiais e os Desafios Atuais”. O Fórum aconteceu no Rio Grande do Sul e contou com a participação de magistrados de todo o país.

O desembargador João Batista Barbosa (vice-presidente do TJPB)  e os juízes Max Nunes e Cláudio Antônio de Carvalho Xavier participaram do evento,  representando o Tribunal de Justiça da Paraíba. 

Instituído em 1997, o Fórum é um evento de caráter técnico e institucional cujo objetivo é promover o aprimoramento da prestação jurisdicional no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública em todo o país.

Realizado semestralmente, o FONAJE reúne magistrados, servidores, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da advocacia e demais profissionais do sistema de Justiça para debater boas práticas, propor enunciados e fomentar a inovação no tratamento das demandas de menor complexidade. 

A cada edição, o evento é sediado por um Tribunal de Justiça diferente, promovendo a descentralização e o intercâmbio regional de experiências. Neste ano, FONAJE aconteceu no prédio sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre (RS). 

Atitude -Tradicionalmente, o FONAJE destina doações para uma entidade assistencial na cidade sede. Nesta edição, o Asilo Padre Cacique foi a entidade contemplada.

Por Valter Nogueira 
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711