Conteúdo Principal
Publicado em: 23/04/2021 - 15h13 Tags: Webinário, ESMA, Ditec, Novas Tecnologias no Judiciário

Mais de 2 mil inscrições foram realizadas nas primeiras temáticas do Webinário da Esma/Ditec

Mais de duas mil inscrições foram realizadas para as quatros primeiras temáticas do Webinário ‘Novas Tecnologias no Judiciário’. O evento é destinado aos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual e é transmitido por meio da plataforma Zoom e pelo canal da Escola Superior da Magistratura (Esma) no Youtube. 

O webinário é uma parceria da Esma e do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). No total, neste primeiro semestre, serão promovidas 13 temáticas, e a inciativa terá continuidade com outros temas no segundo semestre de 2021.

As temáticas promovidas, até este momento, foram as seguintes: ‘Painel PJe; Uso da ferramenta Zoom – configuração, gravação em nuvem, integração com o PJe Mídias; Gestão de Processos no PJe – etiquetas, agrupadores e rotinas cartorárias; e Diário da Justiça- Integração DJEN/SIP/PJe.

A iniciativa terá uma periodicidade quinzenal, sempre às sextas-feiras das 11h às 13h, com diversos palestrantes e cada tema terá um especialista no assunto abordado. Além disso, todos as capacitações terão certificação para fins de progressão na carreira funcional.

Desembargador Ricardo Vital de Almeida

O diretor da Esma, desembargador Ricardo Vital de Almeida, ressaltou que as ‘Novas Tecnologias no Judiciário’, levadas em forma de intenção aperfeiçoadora aos conhecimentos específicos em utilização na área, tanto para servidores quanto para magistrados paraibanos, refletem a perene reafirmação do compromisso da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, da Corregedoria Geral da Justiça e da Esma, ou seja, no caminhar acadêmico e incansável a um Judiciário horizontalmente em constantes melhoramentos a uma prestação jurisdicional em padrão de excelência.

Juiz Antônio Silveira Neto

De acordo com o diretor adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto, a iniciativa busca apresentar as inovações empreendidas pela Ditec nos últimos anos, possibilitando, assim, aos inscritos que conheçam com mais profundidade essas ferramentas tecnológicas. “A adesão de um número significativo de participantes é indicativo que há um crescente interesse dos servidores e magistrados na capacitação e em novos aprendizados.”, afirmou o juiz Silveira.

Ney Robson

Nesta mesma linha, o diretor da Ditec, Ney Robson, afirmou que o Webinário é um programa de capacitação e apresentação das tecnologias utilizadas no cotidiano do Judiciário e que muitas vezes, por desconhecimento de suas funcionalidades, não são utilizadas em sua plenitude ou de forma equivocada. 

“Estamos ofertando conhecimento aos nossos usuários das tecnologias disponíveis para uso no desempenho das suas atividades, bem como esse conhecimento gera menor demanda a Ditec e, consequentemente, maior disponibilidade da equipe em gerar novos serviços aos usuários”, disse Ney. 

Ele ressaltou, ainda, que, não menos importante, esse contato com usuários (servidores e magistrados), possibilita saber das dificuldades na utilização destas ferramentas e possibilitar sua evolução com correções e melhorias.

5ª temática - No próximo dia 30 ocorre mais uma edição do Webinário com o tema ‘TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos’. As inscrições foram encerradas nessa quinta-feira (22), após atingir o limite máximo de inscritos.

Confira abaixo a programação dos próximos cursos até o mês de julho:
 
ABRIL
30/04 - TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos
 
MAIO
14/05 - Sistemas de custas/protestos e integração com o PJe
28/05 - Preparação para o teletrabalho – instalação do ambiente, ergonomia, gerenciamento do tempo, normatização
 
JUNHO         
11/06 - Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento - SNA
18/06 - Sistema PJe – comunicações dos atos processuais
 
JULHO         
02/07 - Sistema SAO – mais uma ferramenta de gestão
16/07 - Painel de produtividade dos servidores
30/07 - Robô PJ – execução fiscal

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611