Conteúdo Principal
Publicado em: 09/03/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Manual de Práticas Cartorárias cíveis e criminais proporcionarão maior agilidade aos processos

Coordenadoria de Comunicação Social

“Simplificação, agilidade e racionalização das rotinas executadas nos cartórios judiciais cíveis e criminais, com consequente aumento de produtividade, maior conforto no trabalho e satisfação do jurisdicionado”, esse é o objetivo do Manual de Práticas Cartorárias, que está sendo idealizado pela coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (CODES), do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Desta forma, iniciou-se este mês, um trabalho para elaboração do Manual de Práticas  Cartorárias para ser adotado nas varas cíveis, criminais, da família, da fazenda e nos juizados especiais de todas as unidades judiciárias do Estado.
Segundo a coordenadora da CODES, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, o trabalho visa proporcionar maior celeridade processual e efetividade na prestação jurisdicional, permitindo que os funcionários realizem seus procedimentos de forma simplificada.

Para a elaboração do Manual, estão sendo realizadas reuniões periódicas com um grupo formado por juízes, representando a corregedoria e demais varas cíveis, além de servidores, representando as serventias judiciais e oficiais de justiça. Hoje, dia 9, foi realizada a primeira reunião com o grupo de estudo para elaboração do Manual de Práticas Cartorárias das varas cíveis e contou com a participação da secretária de Recursos Humanos, Juliana Lacerda.

No segundo semestre deste ano, serão efetuados treinamentos com os funcionários das 77 unidades judiciárias do Estado. “Após a conclusão desse trabalho, vamos dar início aos treinamentos junto a todos os serventuários, visando a uniformidade das práticas dos cartórios”, afirmou a coordenadora.

Foram formadas duas comissões por magistrados e servidores da capital e do interior, sendo uma da área cível e outra da criminal.

Por Marcus Vinícius
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611