Conteúdo Principal
Publicado em: 05/03/2015 - 13h30 Atualizado em: 05/03/2015 - 13h32 Tags: ESMA

Mestrado, convênios existente e perspectivas de novas parcerias marcam encontro de dirigentes da ESMA e Unipê

Complexo Judiciário do Altiplano

A Escola Superior da Magistratura (ESMA) torna-se cada vez mais apta a cumprir o seu papel na formação e no aperfeiçoamento de juízes e servidores do Poder Judiciário estadual. Prova desse assertiva é que, nos próximos 60 dias, a Escola firmará novo convênio junto ao Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A parceria terá a finalidade da realização de mestrado no Centro Universitário.

A assinatura do convênio entre as duas instituições e a continuidade de parcerias existentes, a realização de outros novos, bem como a cooperação técnico-científica no processo de extensão acadêmica da ESMA foi debatida durante reunião entre o diretor-adjunto da Escola, juiz Ricardo Vital de Almeida, e a reitora da Unipê, professora Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca.

O encontro ocorreu nesta quarta-feira (4), na sede da Escola no Complexo Judiciário Altiplano, na Capital, e contou também com a presença do pró-reitor de Ensino e Graduação da Unipê, docente Paulo de Tarso, do gerente administrativo e financeiro da ESMA, Einsetin Leite, a gerente acadêmica, professora Fátima Pessoa, e o secretário, Carlos Eduardo Mendonça da Cunha.

O juiz Ricardo Vital afirmou, na ocasião, que a reunião foi bastante satisfatória porque a linha de atuação da ESMA, em sua generalidade, é a mesma do Centro universitário. "Valorização do ensino técnico e jurídico em seu âmbito de crescimento e de crescimento concreto para a disponibilização em relação aos magistrados e servidores, em geral, bem como assessores de desembargadores e juízes", disse.

O meio de ingresso ao mestrado, segundo o diretor-adjunto, será através de processo seletivo. "Haverá uma parceria em relação ao mestrado do Unipê. É algo que nos tem feito falta e, desta forma, haverá uma reserva de vagas, além de um aquecimento das parcerias já existente e o reaquecimento de outras mais", ressaltou.

Já a professora Ana Flávia reiterou o bom diálogo entre as duas instituições acadêmicas, bem assim a possibilidade de parcerias a longo prazo, realização de novos cursos e programas de especializações nas comarcas de João Pessoa e Campina Grande.

"Há de se manter o magistrado e o servidor atualizado. Então, a educação continuada ela é fundamental, que é a base da ESMA", afirmou.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611