Museu do TJPB ultrapassa divisa entre estados e abre as portas da história para estudantes do RN
Os livros e documentos do século XIX encantaram o estudante Lucas Gabriel Silva Nascimento, de 17 anos. Ele foi um dos 64 alunos da Escola Estadual Filomena de Azevêdo, do município de Santo Antônio do Salto da Onça, Rio Grande do Norte, que estiveram, nesta terça-feira (20), no Museu do Poder Judiciário para conhecer a história do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Os alunos, acompanhados dos professores Padre Emiliano Camilo, Fábio Alves e Olifa Mendes. atravessaram a divisa entre os estados para adquirir mais conhecimento e encontrou o TJPB de portas abertas para recebê-la.
A visita foi mediada pelos servidores do Museu do Judiciário Paraibano: Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana, e celebrou o Dia Internacional dos Museus, comemorado no Dia 18 de maio.
Lucas Gabriel, que está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), revelou nunca ter visto tanta história em um só lugar. “É interessante ver com o decorrer das datas, o que aconteceu, como foi formado, os livros trazem essa história para nós. E a maquete (do prédio do TJPB) é muito interessante, muito detalhada. Cada ponto que foi feito da maquete é bem interessante porque teve um cuidado, um amor para ser feita, para ser igual. Estou achando maravilhoso”, disse.
Padre Emiliano Camilo é o professor de história da Escola Filomena de Azevêdo e contou da importância da oportunidade de trazer os alunos para esse contato com o Poder Judiciário. “Muitos deles sonham com o curso de Direito, e nada melhor do que vir beber da fonte e poder conhecer a história. Sem sombra de dúvida é uma experiência riquíssima para esses alunos, tomando como exemplo esses desembargadores, a história desses desembargadores na Paraíba”, ressaltou.
Fábio Alves de Lima, professor de Língua Inglesa da turma do 3º ano do ensino médio, elogiou a iniciativa do TJPB em manter a história viva. “Considerando que os dois estados, o Rio Grande do Norte e a Paraíba, são vizinhos e compartilham muitas coisas, é importante que eles conheçam a história, saber como a Justiça funciona. É muito importante essa aproximação do Judiciário paraibano com o cidadão”, falou.
Os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto uma sessão na Câmara Cível, presidida pela desembargadora Túlia Gomes de Souza Neves, que parabenizou a iniciativa. “É muito bom ver jovens aqui, futuros profissionais. É uma iniciativa muito importante. Espero que essa aula de campo seja eternizada nos corações desses meninos e meninas que, quem sabe, irão escolher o curso de Direito”, colocou.
Dia do Museu - A visita dos estudantes faz parte das ações alusivas ao Dia do Museu, comemorado anualmente no dia 18 de maio. O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Registro - A visita de estudantes ao Museu do Poder Judiciário foi registrada pelo desembargador Marcos Cavalcanti, na sessão da 3ª Câmara Cível do TJPB. A iniciativa foi, também, registrada na 4ª Câmara Cível.
Sobre o Museu - O Museu do Poder Judiciário é um projeto administrado pela Comissão de Cultura e Memória do TJPB, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. O magistrado explicou aos alunos como funcionam os julgamentos.
Agendamento - Para agendar visitas em grupo é só entrar em contato por meio dos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). A solicitação pode ser feita, também, pelo e-mail - museu@tjpb.jus.br.
Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.
Por Nice Almeida
Fotos: Nice Almeida e Kubitschek Pinheiro