Conteúdo Principal
Publicado em: 24/09/2025 - 12h16 Comarca: Remígio Tags: Justiça Restaurativa, Algodão de Jandaíra

Nejure do TJPB avança na implantação de unidade de Justiça Restaurativa em Algodão de Jandaíra

-
A juíza Ivna, o prefeito Humberto e integrantes da Educação

Dois eventos voltados ao fortalecimento da Justiça Restaurativa, na esfera do Poder Judiciário estadual, foram realizados em Algodão de Jandaíra, Município pertencente à Comarca de Remígio e localizado no Curimataú paraibano, a 168 km de João Pessoa. Em um primeiro momento, a juíza coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ivna Mozart, se reuniu com o prefeito de Algodão de Jandaíra, Humberto dos Santos.

Tivemos um encontro de trabalho muito produtivo, voltado a questões institucionais sobre a construção da política restaurativa em Algodão de Jandaíra. Estamos alinhando, cada vez mais, o projeto da implantação de uma unidade descentralizada de Justiça Restaurativa naquele Município”, comentou Ivna Mozart. A supervisora do Nejure/TJPB, Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, também participou da reunião, que aconteceu nessa segunda-feira (22).

Em uma segunda agenda, Ivna Mozart e Suerda Gabriela facilitaram de um círculo de construção de paz, que envolveu o prefeito de Algodão, além da secretária de Educação de Algodão de Jandaíra, Isabel Santos de Oliveira; o gestor escolar, José Ivanildo de Barros; e a professora Iraneide Santos de Oliveira.

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711