Nejure do TJPB avança na implantação de unidade de Justiça Restaurativa em Algodão de Jandaíra
Dois eventos voltados ao fortalecimento da Justiça Restaurativa, na esfera do Poder Judiciário estadual, foram realizados em Algodão de Jandaíra, Município pertencente à Comarca de Remígio e localizado no Curimataú paraibano, a 168 km de João Pessoa. Em um primeiro momento, a juíza coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ivna Mozart, se reuniu com o prefeito de Algodão de Jandaíra, Humberto dos Santos.
“Tivemos um encontro de trabalho muito produtivo, voltado a questões institucionais sobre a construção da política restaurativa em Algodão de Jandaíra. Estamos alinhando, cada vez mais, o projeto da implantação de uma unidade descentralizada de Justiça Restaurativa naquele Município”, comentou Ivna Mozart. A supervisora do Nejure/TJPB, Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, também participou da reunião, que aconteceu nessa segunda-feira (22).
Em uma segunda agenda, Ivna Mozart e Suerda Gabriela facilitaram de um círculo de construção de paz, que envolveu o prefeito de Algodão, além da secretária de Educação de Algodão de Jandaíra, Isabel Santos de Oliveira; o gestor escolar, José Ivanildo de Barros; e a professora Iraneide Santos de Oliveira.
A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado.
Por Fernando Patriota




