Novos juízes conhecem estrutura e funcionamento do Fórum da Comarca de Lucena
Nesta sexta-feira (4), os 29 novos juízes do Poder Judiciário estadual conheceram in loco a estrutura do Fórum “Desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira”, na comarca de Lucena, e seu pleno funcionamento no que diz respeito aos servidores e a prestação jurisdicional. Na ocasião, os magistrados foram recebidos pela diretora da unidade local, juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa.
Essa iniciativa faz parte da capacitação voltada aos juízes recém-nomeados, bem como o cronograma integra o curso de formação inicial dos novos magistrados antes dos mesmos assumirem os trabalhos nas comarcas de 1ª entrância do Estado, previsto para a partir do mês de fevereiro de 2017.
De acordo com a juíza Graziela Queiroga, quando se ingressa na magistratura pode-se ter a impressão de que o trabalho do juiz será restrito ao julgamento de processos, e isso não é verdade. Para a diretora do Fórum, o magistrado terá que gerenciar pessoas, estrutura física, fixar rotinas de trabalho, enfim, outras responsabilidades na atuação administrativa, que não faz parte da formação e nem é específica do cargo.
“Além dos processos, os juízes são administradores de um Fórum e que precisam bem gerenciar para estar no ambiente limpo, acessível e tranquilo, para que funcione da melhor maneira, em prol dos jurisdicionados e dos servidores”, ressaltou.
O recém-empossado juiz, João Lucas Santos Gil Messias, ressaltou que a visita à comarca de Lucena é um dia diferente dentro do curso de formação inicial, que ocorre na Escola Superior da Magistratura (ESMA). “Nós saímos do ambiente de sala de aula para vivenciarmos na prática como acontece uma gestão de uma unidade judicial de 1ª entrância, ou seja, é exatamente o que vamos encontrar quando formos para as comarcas designadas”, disse.
Já a magistrada Ana Flávia Jordão destacou que é muito importante esse contato para serem sanadas as dúvidas de como funciona a gestão administrativa de um Fórum. “O juiz, ele não só tem a função de sentenciar, mas também de gerir o Fórum, e isso significa administrar o dinheiro público. Então é muito importante que nós possamos nos qualificar para podermos fazer um gestão de forma eficiente e que atenda às necessidades da comarca”.
Formação - O curso de formação inicial teve início no dia 10 de novembro, e as aulas ocorrerão até o dia de 1º de fevereiro de 2017, na ESMA, em João Pessoa. O curso está abordando diversos aspectos relacionados à prática da magistratura, com aulas teóricas e práticas, sendo ministrado por magistrados devidamente capacitados para a função, entre professores do Estado e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
Por Marcus Vinícius