Conteúdo Principal
Publicado em: 19/07/2023 - 14h31 Tags: Sustentabilidade, Sustentabilidade, Logística, Gestão Socioambiental

Núcleo de Gestão Socioambiental debate Políticas Sustentáveis com coordenadora do TJDFT

socioambiental
Reunião virtual sobre políticas sustentáveis

O Núcleo de Gestão Socioambiental e a Comissão Gestora do Plano de Logística sustentável (PLS), que integram o Tribunal de Justiça da Paraíba, se reuniram nessa terça-feira (18), com a coordenadora de Gestão Estratégica e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), Adriana Tostes. O encontro teve como objetivo realizar uma troca de experiências exitosas entre os Tribunais, bem como, trazer para o Poder Judiciário estadual novas ideias que aprimorem o PLS.

Na ocasião, Adriana Tostes destacou a importância da sustentabilidade e os desafios enfrentados na implementação de práticas sustentáveis. Ela enfatizou a necessidade de análise de dados e monitoramento para impulsionar as iniciativas na área da sustentabilidade.

Também foram abordados os critérios sociais o alinhamento dos objetivos de sustentabilidade com o plano estratégico, onde os participantes expressaram sua admiração pelos esforços da organização e discutiram os próprios desafios na implementação de práticas sustentáveis. Debateram, ainda, maneiras de melhorar a sustentabilidade na gestão de contratos. “Falou-se acerca dos desafios de convencer e conscientizar as comissões e comitês sobre a temática da sustentabilidade”, frisou a Adriana Tostes.

Segundo a coordenadora do Macrodesafio de Promoção da Sustentabilidade, juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, é preciso internalizar e difundir a cultura da sustentabilidade no âmbito do Judiciário com ações ambientalmente justas e socialmente corretas. “A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável deverá empreender os esforços necessários no desenvolvimento de políticas e ações para alinhamento do TJ à Resolução 347/20 do CNJ”, pontuou.

A magistrada, ainda, lembrou da importância do PLS e ressaltou que ele se alinha com os objetivos estratégicos do TJPB, com a necessidade de mudança de paradigmas e promoção de uma cultura de sustentabilidade e suas práticas, bem como, a estrutura de governança da organização.

Para a coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal, Renata Grigório dos Anjos, a reunião foi importante por conta dos relatos das experiências de Adriana Tostes no avanço da implantação das politicas ambientais no âmbito do TJDFT.

O gerente de contratação, André Camilo, e a supervisora da Gerência de Projetos, Roberta Costa de Carvalho também participaram da reunião.

Por Jéssica Farias (estagiária) e José Valdez Pacífico

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611