Nupemec estuda instalar Centro Judiciário de Solução de Conflitos para segmento comercial
Os integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba ajustaram uma série de ações, para o decorrer deste ano, envolvendo os empresários da área comercial do Estado. Em reunião virtual realizada na tarde dessa quinta-feira (3), foram esclarecidas aos representantes do segmento as vantagens de uma solução consensual dos conflitos.
Com os bons encaminhamentos da reunião, a tendência é resultar na criação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) voltado à Associação Comercial da Paraíba (ACPB). “A classe empresarial do Estado necessita se aprofundar nas reais vantagens que a conciliação e a mediação, inclusive pré-processuais, podem repercutir nos seus negócios, sem o ingresso de ações nas vias ordinárias do Poder Judiciário estadual”, comentou a diretora-geral do Nupemec, Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão.
Um dos diretores adjuntos do Nupemec que participou da reunião, juiz Antônio Carneiro, afirmou que a diretora-geral do Núcleo, também já definiu um amplo plano de ação, para consolidar a estrutura conciliatória em todos os recantos do Estado, “com ênfase na estruturação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, aprimoramento dos dados estatísticos e valorização dos servidores e juízes que atuam no sistema consensual”, adiantou o magistrado.
Ainda participaram do encontro de trabalho a assessora jurídica da Associação Comercial da Paraíba, Tatiana Amaral, e o membro do Conselho da ACPB, Cezar Nascimento. “Na oportunidade, recebemos orientações para implantação de um Cejusc em nossas instalações, com o objetivo de sermos mais protagonistas na disseminação para resolução de conflitos, por meio de uma boa mediação, com o total apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba”, comentou o conselheiro.
Os magistrados Pedro Davi Vasconcelos e Ana Amélia Câmara também são diretores adjuntos do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB. O Nupemec-TJPB está total sintonia com a Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, com foco nos denominados meios consensuais, que incentivam a autocomposição de litígios e a pacificação social.
Por Fernando Patriota