Conteúdo Principal
Publicado em: 15/09/2022 - 16h06 Atualizado em: 15/09/2022 - 16h10 Tags: Nupemec, Cultura da conciliação, Órgãos educacionais 

Nupemec viabiliza parcerias para disseminar cultura da conciliação em órgãos educacionais 

-

O coordenador-adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior esteve, nesta quinta-feira (15), em visita ao Centro de Educação e ao Colégio Militar, ambos setores que integram a Polícia Militar da Paraíba. O objetivo foi viabilizar parcerias, com o intuito de disseminar a cultura do consenso e a solução conciliatória dos conflitos, já a partir dos bancos escolares.

Esta é uma das orientações e determinações do coordenador-geral do Nupemec, Desembargador José Ricardo Porto, tendo por alvo massificar a Política da Pacificação dos Litígios por meio dos mecanismos de autocomposição, a exemplo da conciliação e mediação, ao invés da judicialização, conforme explicou o magistrado Antônio Carneiro.

“A intenção do Nupemec é levar ao conhecimento dos estudantes a cultura da tolerância, da paz, da conciliação, tentando afastar do convívio e da vida histórica e educacional do país o costume da beligerância, da discussão e da litigância. A orientação é de intensificarmos estas ações, voltadas à cidadania”, enfatizou o magistrado.

Na ocasião, o juiz Antônio Carneiro foi recebido pelos diretores do Centro de Educação da PM, Cel. Ferreira, e do Colégio Militar, Cel Antonio Josias de Sousa.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611