Ouvidorias do TJPB e do TRE iniciam diálogos para promover ações conjuntas
O ouvidor de Justiça do Poder Judiciário estadual, desembargador Fred Coutinho, recebeu na manhã desta sexta-feira (10) a visita do ouvidor de Justiça do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o advogado Sílvio Porto. O encontro, que ocorreu na sala da Ouvidoria, no prédio-sede do Tribunal de Justiça, serviu como troca de experiências.
Para o desembargador Fred, o encontro pode ser resumido em uma única palavra, “parceria”. Onde, se firma mais uma entre a ouvidoria do TJPB e a ouvidoria do TRE, através da pessoa do ouvidor Sílvio Porto.
“É uma união para aperfeiçoar e aumentar ainda mais a participação popular, juntamente aos respectivos Tribunais.” disse o magistrado. E a importância do encontro para ele, deve-se, a troca de experiências e a maneira como caminharão juntos para melhorar cada dia mais o trabalho das ouvidorias.
Para o ouvidor de Justiça do TRE, Sílvio Porto, “a visita ao desembargador Fred é sempre uma troca de experiências muito importante entre as ouvidorias, onde, cada uma apresenta o trabalho realizado em seus respectivos órgãos, que se constituem em uma porta de acesso para o cidadão, seja no TJPB ou na justiça eleitoral”.
Sílvio Porto destacou, também, o trabalho importante realizado pela Ouvidoria do Tribunal de Justiça, principalmente quanto às visitas às comarca. “Vamos levar essa experiência para a Ouvidoria do TRE”, garantiu.
Ao decorrer do encontro surgiram diversas ideias, inclusive, de aproximar mais ainda todas as ouvidorias relativas às questões judiciárias. Os dois gestores combinaram de realizar uma visita conjunta a uma comarca, pois há uma correlação muito grande nas unidades judiciárias espalhadas pelo Estado, já que os juizes das comarcas são, também, os juizes eleitorais., conforme ressaltou Sílvio Porto.
Ao final do encontro, o desembargador Fred Coutinho adiantou que nos próximos encontros as ideias serão colocadas em campo de trabalho. “E isso vai começar com a visita a uma comarca com o ouvidor Sílvio Porto, através do programa 'Ouvidoria em sua Comarca'. Lá, juntamente com a ouvidoria do TRE, poderemos saber o que a população sente em relação ao judiciário', finalizou.
Por Gecom – com Laíse Santos (estagiária)