Palestra em escola no Alto do Mateus reinicia as atividades de 2015 do Projeto “Justiça em Seu Bairro: Mulher merece Respeito”
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luíza Lima Lobo, no Bairro do Alto do Mateus, participaram de uma palestra sobre violência doméstica contra a Mulher e Lei Maria da Penha, ministrada pela juíza Rita de Cássia Andrade, na noite desta quinta-feira (16). O evento marcou a retomada do ciclo de palestras que vem sendo realizado, ao longo dos últimos dois anos, através do Projeto “Justiça em seu bairro: Mulher merece Respeito”.
Na ocasião, a magistrada Rita de Cássia, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de João Pessoa, fez uma avaliação do projeto desde a sua implantação pelo Poder Judiciário. Ela disse que a divulgação da Lei Maria da Penha e a conscientização da população sobre a violência doméstica, propiciaram uma certa assistência e independência financeira às mulheres. Destacou também a importância das parcerias com a iniciativa privada e outros órgãos públicos para o sucesso do projeto.
A juíza explicou que, além do trabalho de conscientização e divulgação da lei Maria da Penha, este ano o projeto traz uma novidade que é propiciar as mulheres vítimas de violência, a realização de cursos profissionalizantes, com vistas ao seu ingresso no mercado de trabalho, dando-lhes autonomia financeira.
Ela informou que já está buscando parcerias com a Federação do Comércio da Paraíba, Sebrae, Senac e Sesc. “O crédito é direcionado àquelas que nunca trabalharam, para que tenham a possibilidade de conseguir seu 1º emprego e, para as que já trabalharam, recebam capacitação e aperfeiçoamento e, com possibilidades de abertura de créditos pelo Sebrae a juros baixos, para financiar seu próprio negócio, dentro de um aspecto diferenciado”, ressaltou.
Rita de Cássia acrescentou ainda que a ideia é propiciar as vítimas, autonomia financeira para que tenham mais independência e que sejam protagonista da sua própria história, melhorando a sua autoestima, pontos esses que pretendemos enfatizar nessa segunda etapa do projeto.
A magistrada ao fazer uma avaliação do projeto Justiça em Seu Bairro – Mulher Merece Respeito, disse que o projeto conseguiu divulgar a Lei Maria da Penha para mais de 40 mil pessoas, o que para ela é muito importante, por entender que hoje a educação é a base de tudo.
“Temos que trabalhar com políticas públicas, com prevenção e fomentação de novas ideias e comportamentos. Temos que quebrar o ciclo da violência mas não vamos conseguir isso, apenas com a prisão do agressor por que na maioria das vezes ele entra como agressor de mulher e sai como marginal para a sociedade”, destacou.
Ao final a juíza Rita de Cássia ressaltou que, mesmo o projeto tendo iniciado na gestão da desembargadora Maria de Fátima Bezerra, tem recebido total apoio do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque por entender que o Projeto é muito esclarecedor e de grande importância na disseminação da Lei Maria da Penha.
Por Clélia Toscano











