Conteúdo Principal
Publicado em: 27/08/2024 - 16h53 Atualizado em: 27/08/2024 - 17h09 Tags: Agosto Lilás, Palestra, Violência contra a mulher

Palestras sobre combate à violência doméstica marcam programação do "Agosto Lilás" 

Juíza Anna Carla Falcão
Juíza Anna Carla Falcão

No decorrer desta semana, em homenagem ao ‘Agosto Lilás’, serão desenvolvidas várias atividades de enfrentamento aos diversos tipos de violência. A primeira ação acontece nesta terça-feira (27), quando a coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Anna Carla Falcão, vai proferir uma palestra, com temas relacionados à violência doméstica, igualdade de gênero e Lei Maria da Penha.

A segunda explanação da magistrada sobre os mesmos temas será nesta quinta-feira (29), para os funcionários do Hotel Oceana e Restaurante Marea, em João Pessoa. A proposta é chamar a atenção dos proprietários das empresas no sentido da exigibilidade da lei e da importância do tema relacionado à prevenção da violência contra a mulher e a conscientização sobre a matéria”, ressaltou a juíza. As palestras estão de acordo com a Lei Estadual nº 13.000/23, a qual determina às empresas de médio e grande porte que realizem uma palestra anual para seus funcionários.

Por seu trabalho desenvolvido em favor do combate à violência contra a mulher, nesta sexta-feira (30), a juíza Anna Carla Falcão vai receber o Troféu Roberto Guimarães Maia, das Faculdades Nova Esperança. O evento tem início às 9h30, no Centro de Vivência II do Campus Facene e Famene, localizado na Avenida Frei Galvão, nº 12 Gramame, João Pessoa/PB.

Conscientização - O Agosto Lilás é uma campanha que foi estabelecida pelo governo brasileiro em 2022, definindo esse mês como o de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Essa iniciativa foi estabelecida por meio de uma lei, e a escolha de agosto se deu porque, nesse mês, foi sancionada a Lei Maria da Penha, referência no combate à violência contra a mulher no Brasil.

A campanha procura conscientizar a população para reprimir casos de violência contra a mulher em nosso país. Por meio do Agosto Lilás, são estabelecidas iniciativas para informar a população sobre como identificar violência contra a mulher e quais canais recorrer para fazer as denúncias. Nesse mês, diversas ações são realizadas para promover essa importante causa.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611