Conteúdo Principal
Publicado em: 10/06/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Para aprimorar Justiça Virtual, Fórum Cível reúne técnicos da Secretaria de Tecnologia com magistrados dos Juizados Especiais



por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano



O juiz-diretor do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, da Comarca da Capital, Dr. Herbert Luna Lisboa, promoveu novamente, nesta segunda-feira, 9 de junho, como o faz mensalmente, uma reunião entre os juízes responsáveis pelos Juizados Especiais Cíveis de João Pessoa e o pessoal de apoio técnico da STI/TJ-PB (Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba).


Estas reuniões periódicas apenas refletem a preocupação do diretor do Fórum Cível da Capital de seguir as diretrizes maiores da Presidência do TJ-PB no sentido de oferecer um serviço de qualidade em termos de prestação jurisdicional à população, buscando sempre agilização e a democratização do acesso à Justiça por parte dos jurisdicionados que se utilizam da Justiça Virtual.


Uma das prioridades da Administração do desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, é justamente a de informatizar o Poder Judiciário paraibano, com a preocupação maior de dotar os Juizados Especiais Cíveis e Criminais de equipamentos (hardware) e programas (softwares) capazes de agilizar todos os serviços por intermédio da Justiça Virtual.


EM QUARENTA JUIZADOS
A reunião desta segunda-feira ocorreu na Biblioteca do
Fórum Cível e teve como objetivo principal fazer ajustes no sistema do e-Jus (Justiça Virtual ou informatizada), a fim de aprimorá-lo, tornando mais simples e mais eficiente a sua operacionalidade.


Este programa da implantação da Justiça Virtual em todo o território paraibano — com apoio do Conselho Nacional de Justiça — já conta com 17 unidades judiciárias instaladas no Estado e deverá ter, até o final do corrente ano, mais 23 outras unidades.


O QUE É O E-JUS
O sistema de processo eletrônico (e-Jus), também chamado de Justiça Virtual, dá ênfase à troca dos processos judiciários em papel pelos processos informatizados. Trata-se de uma aplicação (ou, no jargão da Informática, um aplicativo) voltado para a área jurídica e que substitui as revisões feitas no papel, usando-se em seu lugar, um sistema com interfase gráfica simples e completa, desenvolvida especialmente para atender às necessidades dos magistrados.


Quem vem implantando esses sistemas, para a Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, em diferentes Comarcas e Varas, é a sua STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), dirigida pelo secretário Emmanuel Coriolano Ramalho.


SUGESTÕES DOS JUÍZES
Durante a reunião deste dia 9, promovida e presidida pelo juiz Herbert Lisboa, diretor do Fórum Cível da Comarca da Capital, entre técnicos da STI/TJ-PB e os juízes da área, foram discutidos de forma ampla e aprofundada vários fatores em torno dos quais gira o bom andamento do sistema.


Também foram coletadas várias sugestões feitas por juízes dirigentes de Juizados Especiais, para que os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação aprimorem cada vez maior este sistema processual informatizado.


PARA ENCURTAR PASSOS
De acordo com uma das técnicas presentes ao encontro, a analista de sistemas Emmanuelle Gouveia Rolim Ferreira, esta nova reunião constituiu “um momento bem especial para nossa equipe técnica, que pôde mais uma vez acompanhar, testar e verificar de perto o andamento do sistema”.


— Pudemos também discutir as novas implementações, recentemente introduzidas — prosseguiu a Dra. Emmanuelle — São pequenos detalhes que, ao serem absorvidos pela equipe técnica e pelos usuários do sistema, servirão para encurtar passos e agilizar ainda mais a tramitação de processos.


APRIMORANDO O SISTEMA
Como relata a jornalista Clélia Toscano, que cobriu a reunião para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano, o juiz-diretor do Fórum Cível, Dr. Herbert Luna Lisboa, observou que o acompanhamento sistemático do e-jus — com os técnicos da STI/TJ-PB ouvindo sugestões e aprimorando itens do sistema — tem permitido o aperfeiçoamento da aplicação, em todos os níveis. Para ele, é muito importante a integração da equipe técnica com os juízes que integram os Juizados Especiais e as duas Varas da Fazenda Pública, nas quais este sistema se encontra instalado.


Participaram da reunião, dirigida pelo juiz-diretor do Fórum Cível, a coordenadora do Siscom, Dra. Ladya Kramy Araruna Batista; o juiz Sérgio Lopes, do Fórum do Conjunto Residencial Ernesto Geisel; o juiz Gustavo Urquiza; o juiz José Geraldo Pontes, da 2º. Juizado Especial; e o coordenador de Desenvolvimento da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ-PB, o analista de sistemas Marconi Edson Cavalcanti.


  

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611