Parceria entre TJPB e TRE viabiliza palestra sobre Justiça Restaurativa em Campina
A coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure), do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Ivna Mozart, ministrou uma palestra na Zona Eleitoral de Campina Grande, com a proposta de sensibilizar os servidores que atuam naquela Zona. A magistrada tratou sobre a metodologia usada na prática restaurativa, já prevendo os círculos de construção de paz que serão realizados entre os dias 21 e 23, na Zona Eleitoral de Campina. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o TJPB e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
O Nejure tem como coordenador-geral o desembargador do Poder Judiciário estadual e presidente da Corte Eleitoral, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são tratados de modo estruturado a fim de resultar em um desfecho restaurativo.
Logo que terminou sua explanação, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (17), a juíza Ivna Mozart disse que “a palestra foi instigante, com muitas colocações e várias perguntas por parte do público, contribuindo para a compreensão de toda a trajetória e como se dá uma prática restaurativa, sempre fazendo o convite para que os servidores vivenciem essa prática na semana que vem, quando ocorrerá os círculos de construção de paz na Zona Eleitoral de Campina Grande”.
O público também teve a oportunidade de ouvir uma segunda palestrante, Ysabelly Morais, membro da Comissão de Assédio da instituição eleitoral. A presidente da Comissão de Assédio do 1º Grau do TRE-PB, Israela Cláudia da Silva Pontes, frisou “que esse é um movimento inicial da Comissão, buscando se aproximar e ouvir os servidores e informá-los sobre o tema”. Já a supervisora do Nejure-TJPB, Suerda Araújo, disse que “a Diretoria do TRE-PB, reconhecendo a importância dessa sensibilização sobre Justiça Restaurativa e assédio, convidou a todos que trabalham na Zona Eleitoral de Campina Grande para o evento e a resposta veio com a participação efetiva”.
Por Fernando Patriota