Conteúdo Principal
Publicado em: 08/09/2022 - 19h06 Atualizado em: 08/09/2022 - 19h44 Tags: Segurança institucional

Percepção de risco é tema da palestra para gerentes, servidores e agentes de segurança da Esma e CGJ

 

-

Na manhã desta quinta-feira (8), gerentes, servidores e agentes de segurança da Escola Superior da Magistratura (Esma) e da Corregedoria Geral de Justiça participaram de uma palestra para aperfeiçoar a percepção de risco dos participantes dos órgãos das duas instituições. A temática foi ministrada pelo tenente/coronel Álvaro Cavalcante Filho, coordenador do Núcleo de Inteligência de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça da Paraíba.

-

De acordo com o tenente/coronel Álvaro Filho, a palestra foi solicitada pelos Desembargadores Ricardo Vital de Almeida, Diretor da Esma, e pelo Desembargador Frederico Coutinho, Corregedor-Geral de Justiça, com objetivo de repassar orientações acerca da segurança institucional, percepção de risco e comportamento seguro.

“Compreender os riscos aos quais está exposto, possibilita uma melhor percepção de risco dos agentes de segurança e servidores, conduzindo para um comportamento seguro. Reduzindo significativamente ocorrências indesejadas”, disse o coordenador do Núcleo de Inteligência.

-

A gerente Administrativo e Financeiro da Escola, Gisele Alves Barros Souza, classificou como essencial a explanação feita pelo tenente/coronel Álvaro Filho. “Gestão de Risco é a principal forma de se prevê possíveis danos a toda e qualquer Administração, e a palestra realizada nos proporcionou maior visão para elevarmos o nosso nível de percepção de riscos dos servidores, terceirizados e público em geral, nos conscientizando sobre uma necessidade maior do que já vem sendo efetivada na segurança destas pessoas e do patrimônio do Tribunal de Justiça”, disse Gisele.

Ele destacou, ainda, que o coordenador do Núcleo alertou que é imprescindível agir de maneira preventiva e constante mais peculiares na Esma e Corregedoria.

Neste mesmo sentido, o professor Germano Ramalho, gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, ressaltou que o palestrante despertou e alertou os participantes, mostrando o quanto magistrados e servidores são importantes para evitar situações possíveis de violência.

“Parabenizo o coronel Álvaro pela iniciativa e a forma como ele foi objetivo em mostrar ao pessoal da Esma e Corregedoria Geral de Justiça a importância de pontos chaves, no sentido de termos o cuidado e estar sempre atento, em termos de instituição e nós servidores, para se evitar situações de risco”, comentou o gerente Acadêmico da Esma.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611