Conteúdo Principal
Publicado em: 23/09/2013 - 17h00 Atualizado em: 30/09/2013 - 12h34 Tags: Destaque

Plantio de mudas tem continuidade nas Comarcas paraibanas

Mais seis mudas de árvore foram plantadas na manhã desta segunda-feira (23), em Comarcas paraibanas dentro das comemorações do Dia da Árvore, com o apoio dos integrantes da Comissão Permanente de Planejamento Ambiental do TJPB, presidida pelo juiz Josivaldo Félix de Oliveira. Desta vez, a ação ocorreu nos fóruns de Santa Rita, Cabedelo e Regional de Mangabeira, na Capital.

O plantio de mudas nas 77 comarcas da Paraíba faz parte da campanha de Sustentabilidade – A Justiça abraça essa ideia – dentro das comemorações alusivas ao Dia da Árvore, que teve início na quinta-feira (19), no Fórum de Bayeux.

Em Santa Rita, o juiz diretor do fórum, Sérgio Moura Martins, plantou uma muda de Pau-Brasil e ressaltou a importância da ação, como sendo o ponta-pé inicial para a implementação e consolidação de uma cultura de sustentabilidade entre magistrados e servidores do Poder Judiciário paraibano.

“Apesar de nosso fórum já contar com uma área muito arborizada, quanto mais plantarmos, melhor. O plantio de mudas em todas as Comarcas vai facilitar para que o ato instituído pela Presidência que criou a campanha de sustentabilidade possa também ser implementado em toda sua efetividade. Ações como essa só vêm a contribuir e a engrandecer o meio ambiente, que a gente tem que preservar para as futuras gerações”, afirmou o magistrado.

Há alguns anos, a Comarca de Santa Rita vem desenvolvendo uma parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Marcos Moura, e vem fazendo uma coleta seletiva no prédio do fórum. Logo depois do plantio da muda de Pau-Brasil, o juiz e servidoras do TJ envolvidas com a Campanha de Sustentabilidade se reuniram com duas representantes da cooperativa, Erenilda Olímpia e Joselma Severino, que falaram sobre o trabalho desenvolvido pelos catadores do Marcos Moura.

“Nós temos um trabalho com a Cooperativa de catadores da comunidade do Marcos Moura e reservamos o material que pode ser reciclado, a exemplo do papelão, plástico, lata, vidro, isopor, entre outros. E os catadores vêm e recolhem esse material e levam para a cooperativa - composta por 30 catadores -, onde é feita a separação, a prensagem, todo o preparo necessário para revender. E aí, sim, pode tirar um sustento daquilo que iria para o lixo e, por conseguinte, poluir o meio ambiente”, acrescentou Sérgio Moura Martins.

Já no Fórum de Cabedelo, o juiz João Machado Júnior escolheu uma árvore conhecida como “ninho” para plantar naquela unidade judicial, observando que ela tem uma propriedade natural que serve como repelente de insetos. O magistrado disse apoiar plenamente a decisão do Tribunal de Justiça de atuar buscando a sustentabilidade.

“O plantio da árvore é importante porque demonstra a preocupação do Tribunal de Justiça no processo de sustentabilidade. E o fórum de Cabedelo vem a cada dia tentando entrar nessa nova era, no controle de material, principalmente no que diz respeito à utilização de folhas e papeis na unidade judiciária, e também na economia de energia e água. Trabalhamos para que esse processo de sustentabilidade, não fique só na unidade judiciária, mas que os servidores se conscientizem e façam esse mesmo trabalho em suas residências”.

A programação desta segunda-feira terminou no Fórum Regional de Mangabeira, onde foram plantadas quatro mudas pelo diretor do órgão, o juiz Manoel Abrantes, com o auxílio dos  magistrados  Sílvio José da Silva, Flávia Lins, Cláudia Evangelina, Ângela Salles, Leila Cristiane Correia de Freitas, além de servidores do Fórum . O servidor Nelson Barbosa recitou uma poesia alusiva à Árvore.

“Louvável a iniciativa do Poder Judiciário paraibano. Hoje, devido a urbanização, principalmente nas cidades maiores, o meio ambiente não tem sido preservado. E o plantio de mudas, sugerido pelo Judiciário, representa a preservação do meio ambiente, além da beleza própria de uma árvore”, ressaltou o juiz Abrantes.

A orientação do TJPB foi encampadas pelas 77 comarcas, onde juízes e servidores plantaram mudas nas respectivas áreas externas dos fóruns.

 

Gecom – Eloise Elane

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711