Conteúdo Principal
Publicado em: 22/04/2015 - 19h14 Atualizado em: 22/04/2015 - 22h44 Tags: Juiz lança livro

Presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, lançará novo livro no dia 30 de abril

Cavalcanti é, também, membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e da Academia Paraibana de Letras

Des. Cavalcanti vai lançar mais um livro

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, vai lançar no próximo dia 30, sua 18ª obra, intitulada “História do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba”. O livro será lançado no auditório do TRE-PB, com apresentação do professor Rangel Júnior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O prefácio é de autoria do desembargador Saulo Benevides.

A ideia de escrever a obra – com mais 400 páginas – , ocorreu em 2012, quando aquela Corte de Justiça Eleitoral completou 80 anos de fundação, ocasião em que marca o início da gestão do desembargador como presidente da Corte Eleitoral. O desembargador e acadêmico Cavalcanti concluiu o livro no final 2014, coincidentemente mesma data da conclusão de seu mandato na Presidência do TRE-PB (1º de março de 2012 a 28 de fevereiro de 2014).

“Esse livro eu tive a ideia de escrever quando comemoramos os 80 anos do TRE, em 2012. A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas”, revelou o acadêmico.

De acordo com o desembargador, a obra vem para preencher essa lacuna, já que o TRT da PB não tem um livro contando sua História. “Exato, o segundo grau de jurisdição que é o Tribunal não tinha ainda sua história contada”.

Capa do mais novo livro do desembargador

O livro de Cavalcanti faz um passeio por todas as sedes por onde funcionou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O começo foi em 1932, da sua instalação num prédio que hoje fica na esquina da avenida Conselheiro Henriques com a Praça Dom Adauto, conhecida como Casarão dos Azulejos. “O TRE da Paraíba começou ali, numa sala, que foi cedida a época”, lembra ele.

Outra sala onde se deu espaço para o TRE funcionar está localizada no atual prédio histórico do Tribunal de Justiça, no Centro de João Pessoa. “Era uma sala do TJPB, depois andou por mais alguns prédios no centro da capital. Em seguida, o desembargador Hermes Pessoa ampliou o prédio original do Tribunal de Justiça, com uma ala no lado esquerdo da fachada principal, no mesmo estilo arquitetônico do prédio original. A nova edificação, com a frente hoje para a AOB-PB, na rua Rodrigues de Aquino, serviu de sede do TRE por muito tempo. Da Rodrigues de Aquino, se transferiu para a avenida Princesa Isabel, no ano de 2000, onde hoje está situado”, descreveu.

O prédio onde funciona hoje o Tribunal Regional Eleitoral é denominado “Palácio da Justiça Desembargador Rivandro Bezerra Cavalcanti” por uma lei federal aprovada pelo Congresso Nacional.

O livro do acadêmico Marcos Cavalcanti traz o perfil de todos os presidentes, todos os juízes, os procuradores regionais eleitorais e dos diretores da Corte Eleitoral, numa cronologia desde a fundação até os dias de hoje. No livro, o leitor vai encontrar a biografia resumida do saudoso Leonardo Lívio Angelo Paulino, que foi diretor geral do TRE-PB, na gestão de Cavalcanti. “Ele escreveu um posfácio no meu livro”, lembrou.

“Me sinto realizado em lançar esse livro, porque vários Tribunais do país, inclusive o nosso (Tribunal de Justiça), têm sua história contada em livro. Desde 1980, o desembargador Artur Moura pediu ao historiador Desdedit Leitão que fizesse uma pesquisa e escrevesse a história do nosso Tribunal, que já está em sua sétima edição, atualizada, e o nosso TRE não tinha sua história contada em livro. Isso me orgulha muito”, ressaltou.

Escritor e historiador, Marcos Cavalcanti é membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP) e da Academia Paraibana de Letras. Ele é autor do livro “Historiografia da Academia Paraibana de Letras”, resultado de uma pesquisa onde conta toda história da Casa de Coriolano de Medeiros, desde 14 de setembro de 1941, data da sua fundação.

O desembargador Marcos Cavalcanti tem mais um livro, sobre o desembargador Heráclito Cavalcanti, que será lançado em outubro, quando da inauguração do Memorial do Tribunal de Justiça.

Livros lançado pelo autor (e os que estão no prelo):

“ENFITEUSE – Doutrina e Jurisprudência”, em 2000; “HAGIOGRAFIA CARMELITANA, Espiritualidade, 2000; “LEI DE EXECUÇÃO FISCAL - Interpretação e Jurisprudência, 2003; “HISTÓRIA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO DA PARAIBA – 300 ANOS, 2005 (com outros autores); “COLETÂNEA CARMELITA, 2007; “NOBILIARQUIA MAMANGUAPENSE de 2008, “MAMANGUAPE: Apogeu, Declínio e Ressurgimento, 2009;
“História da Freguesia de Mamanguape - 380 anos de instalação, em 2010;“PERSOLALIDADES DO MUNDO JURÍDICO E POLÍTICO (ÚLTIMO VOLUME DE UMA TRILOGIA), de 2011; “PODER JUDICIÁRIO: HISTÓRIA DA COMARCA DE MAMANGUAPE de 2011; “PROCESSOS E JULGADOS HISTÓRICOS DA PARAÍBA, de 2012, este com outros autores; “As Primeiras Damas”, atualizando obra da escritora Rosilda Cartaxo, em 2012; “Complexo Arquitetônico das Igrejas do Carmo e Santa Tereza d'Ávila, em 2012; “Centenário de Nascimento do Historiador José Fernandes de Lima em 2013; “Historiografia da Academia Paraibana de Letras lançado, em 2014; “Processos e julgados históricos da Paraíba – violência contra a mulher (no prelo); “HISTÓRIA DA COMARCA DE MAMANGUAPE (Coleção “Comarcas Paraibanas” do TJPB), 2ª edição em 2013; “UM HOMEM DEDICADO À JUSTIÇA – Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro, a ser lançado; e CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO DESEMBARGADOR LUIZ SÍLVIO RAMALHO, lançado em 2014.
Por Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711