Conteúdo Principal
Publicado em: 02/05/2023 - 13h03 Atualizado em: 02/05/2023 - 16h30 Tags: DITEC, Sebastiana, Inteligência Artificial, Sesbapp

Presidente do TJPB lança ferramenta de IA ‘Sebastiana’ que traz mais celeridade processual e transparência

O lançamento da IA Sebastiana ocorreu por videoconferência
O lançamento da IA Sebastiana ocorreu por videoconferência

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, fez a abertura do lançamento da ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ‘Sebastiana’, um avanço tecnológico histórico, no âmbito do Poder Judiciário estadual, desenvolvido pelos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB. O evento faz parte da programação da Semana Estadual de Sentenças e Baixa Programada de Processos (Sesbapp) e utiliza IA para promover mais celeridade e acertos na movimentação processual, com o objetivo de alcançar um serviço de excelência, beneficiando a Justiça estadual e, principalmente, o cidadão.

No evento virtual, foi mostrado como ‘Sebastiana’ vai atuar na predição sugestiva de movimentações em gabinete, auxiliando magistrados e assessores. ‘Sebastiana’ ainda será evoluída, para abranger novos cenários e ser integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe) de 2º grau. O nome da IA foi inspirado na música ‘Sebastiana’, do paraibano Jackson do Pandeiro.

“Estou, realmente, entusiasmado com a nova fase que nosso Tribunal conseguiu alcançar. Quero parabenizar os envolvidos no desenvolvimento desse importante projeto. A data também é marcante, já que faz parte de um período em que todos os juízes e juízas estaduais estão em um esforço para sentenciar e arquivar o maior número possível de processos. Vamos aguardar os resultados que a ferramenta ‘Sebastiana’ vai trazer no aperfeiçoamento das movimentações processuais”, comentou João Benedito da Silva.

Sebastana

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Fábio Araújo, fez a primeira parte da apresentação da IA. Ele disse que “o dia de hoje é muito importante para o Tribunal de Justiça da Paraíba. Isso porque entramos no mundo da inteligência artificial e passamos a nos valer dela para colaborar nossa atuação. Magistrados e assessores poderão, a partir da ‘Sebastiana’, sugerir movimentações com mais acurácia e eficiência. Isso dará maior exatidão nas movimentações e elevará a pureza de nossos dados”, destacou.

O diretor da Ditec-TJPB, Ney Robson, também participou da apresentação da IA. Ele disse que ‘Sebastiana’ está hospedada na plataforma Sinapses, do CNJ, e que isso facilita e agiliza a escolha na movimentação processual. “Ela foi criada para auxiliar os usuários (magistrados e assessores) na seleção da movimentação correta dos atos processuais. Também será possível utilizar a Inteligência Artificial para revisar os movimentos anteriores, a fim de localizar alguma inconsistência que interfira nos números de produtividade do Tribunal, que podem impactar diretamente no Prêmio de Qualidade, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça”, comentou o diretor.

A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611