Conteúdo Principal
Publicado em: 14/06/2021 - 15h03 Atualizado em: 14/06/2021 - 15h06 Tags: Audiência Pública, STF, Sistema Carcerário

Presidente do TJPB participa de Audiência Pública do STF sobre sistema carcerário

A convite do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, participou na manhã desta segunda-feira de Audiência Pública na qual foi amplamente discutida a situação do sistema prisional brasileiro. 

“Trata-se de uma importante Audiência Pública promovida pelo Ministro do STF, Gilmar Mendes, para subsidiar o julgamento do Habeas Corpus 165704, cujo objetivo é examinar a libertação de presos que tenham sob sua única responsabilidade pessoa com deficiência ou criança. Vários representantes da

Presidente Saulo Benevides

sociedade civil se manifestaram e enfatizaram a grave situação do sistema penitenciário brasileiro, a exigir uma ação urgente do poder público para a solução dos problemas”, afirmou o Desembargador Saulo Benevides.

Ao abrir a audiência Pública, o Ministro Gilmar Mendes disse que esse é um tema extremamente complexo e negligenciado pelo Estado e pela sociedade brasileira, que ignora o modelo de violação sistemática e generalizada de direitos que ocorre nas prisões do Brasil. Em sua fala, a Ministra do STF, Carmem Lúcia, considerou a situação carcerária brasileira uma chaga sociopolítica e principalmente jurídica. E disse: “A pena não pode ser um castigo para sempre”. A Audiência Pública continua até às 18 horas de hoje (14). 

Por Walquiria Maria – Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611