Presidente e vice-presidente do TJPB participam do Encontro de Presidentes de Tribunais no Tocantins
Colégio Permanente de Presidentes reúne na cidade de Palmas desembargadores de todo o Brasil
O judiciário brasileiro em discussão no coração do Brasil. O 98º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça reúne até o próximo sábado (29/3), em Palmas, desembargadores de todo o país. O evento foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (27/3), durante cerimônia na sala de sessões do Tribunal Pleno do TJTO. A solenidade foi coordenada pelos anfitriões, desembargadora Ângela Prudente, presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e o desembargador do Pará, Milton Nobre, presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.A presidente e o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), respectivamente, desembargadora Fátima Bezerra e desembargador Romero Marcelo, estão participando do evento.
A abertura seguiu os protocolos cerimoniais e um a um os desembargadores adentraram o Pleno representando seus estados. O Hino Nacional brasileiro foi interpretado pelos servidores do TJTO, Jadir Oliveira e Glaciele Torquato, acompanhados pelo violinista Evânio Evangelista. Em momento de valorização da cultura tocantinense, o cantor Genésio Tocantins cantou a canção Hino ao Tocantins. Autoridades prestigiaram o evento, entre elas o governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos e o Ministro Ricardo Levandovsk, vice-presidente do STF e palestrante da noite.
Em seu discurso a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, falou da honra em receber os presidentes dos tribunais de Justiça do Brasil e agradeceu a todos pela participação, tendo representantes das unidades federativas. "Honra-me, em nome desta Casa, dar boas vindas e receber os presidentes de todos os tribunais de Justiça do país, que nos próximos dias trabalharão em prol da cidadania e do aperfeiçoamento do judiciário brasileiro", declarou.
A desembargadora Ângela Prudente também ressaltou a importância do Colégio Permanente para a justiça brasileira. "As decisões do colegiado têm-se revelado essenciais no aperfeiçoamento do Judiciário, uma vez que refletem positivamente no desempenho da justiça brasileira, possibilitando maior qualidade e eficiência", afirmou.
Já o presidente do Colégio, desembargador Milton Nobre, refletiu em seu discurso sobre a importância da valorização da magistratura brasileira. Sobre o Encontro reforçou sobre a relevância das discussões e da participação de todos os tribunais do país ao afirmar, “antevejo o 98º Encontro do Colégio de Presidentes como um referencial para os próximos eventos, sempre no sentido da união dos nossos esforços em favor do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”.
A solenidade de abertura foi encerrada com a palestra proferida pelo ministro Ricardo Levandovsk, que também refletiu sobre os avanços do judiciário brasileiro e a necessidade de uma maior valorização da magistratura.
O 98º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça prossegue nesta sexta-feira e sábado (28 e 29/3), com as reuniões de trabalho.
25 anos TJTO - Durante a abertura oficial do Encontro um momento especial de comemoração dos 25 anos do Poder Judiciário envolveu os participantes. Na oportunidade, foram homenageados com a medalha jubileu de prata o governador José Wilson Siqueira Campos; o ministro Ricardo Levandovsk; o presidente do Colégio Permanente, desembargador Milton Nobre; o desembargador Marcus Faver, membro da Comissão Executiva e ex-presidente do Colégio; e os atuais desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Também foi realizado o lançamento do Registro Fotográfico dos 25 anos do TJTO e vídeo institucional.
Autoridades presentes - Compuseram a Mesa de Honra presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente; presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil - desembargador Milton Nobre; o governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski; presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso; o prefeito municipal de Palmas, Carlos Henrique Amastha;procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira;defensor público Geral, Marlon Costa Luz Amorim; vice-presidente do TJTO, desembargador José de Moura Filho; corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Gadotti; desembargadora Jacqueline Adorno, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; desembargador Daniel Negry; que na oportunidade representou o Instituto dos Magistrados Brasileiros;desembargador Marco Villas Boas, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense;desembargador Ronaldo Eurípedes;desembargador Eurípedes Lamounier;vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Rubens Dário Câmara; presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro José Wagner Praxedes; presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Juiz João Ricardo dos Santos Costa;presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais – Anamages, juiz Antônio Sbano; presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins, juiz Roniclay Alves de Morais.
Gecom/TJPB – com informação do TJTO