Conteúdo Principal
Publicado em: 17/04/2013 - 20h35 Atualizado em: 17/04/2013 - 21h34

Presidente Fátima Bezerra recebe visita da desembargadora paranaense Ana Carolina Zaina

Sustentabilidade, inclusão social e Lei dos Resíduos Sólidos foram temas abordados pela desembargadora Ana Carolina Zaina, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-9), durante visita feita na tarde desta quarta-feira (17) a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra Cavalcanti.

Na conversa bastante informal, ficou evidenciada uma nova preocupação dentro da magistratura com o desenvolvimento sustentável e suas repercussões na vida da sociedade brasileira.  O encontro entre as desembargadoras contou com a presença do juiz-auxiliar da Presidência, Antônio Silveira Neto, da assessora da Presidência, Valéria Beltrão, e da gerente de projetos do TJPB, Virgínia Queiroga.

Em nome da presidente do TRT-9, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, a integrante da Justiça do Trabalho do Paraná convidou a representante do Poder Judiciário paraibano para participar do Fórum sobre Sustentabilidade, Cidadania e Justiça que acontecerá em novembro próximo, na cidade de Curitiba-PR.

Além do convite, Ana Carolina Zaina disse ter vindo colher experiências junto ao TJPB, um tribunal secular, a respeito da temática da sustentabilidade e cidadania, temas que, segundo a desembargadora, “muitos importantes para o TRT do Paraná, que procura cumprir as recomendações e resoluções do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.

“Os tribunais de Justiça são cortes com uma história maior em termos de organização de servidores, de números de jurisdicionados e têm muito a nos ensinar”, afirmou a desembargadora paranaense.

A presidente Fátima Bezerra Cavalcanti aproveitou a oportunidade e falou sobre o projeto com o slogan “Sustentabilidade: a Justiça abraça essa ideia”, que o TJPB está desenvolvendo para ser lançado no próximo dia 2 de maio, com a proposta de conscientizar servidores, magistrados e operadores do Direito sobre a necessidade da coleta seletiva de resíduos sólidos, para uma posterior reciclagem.

A presidente acrescentou que a Campanha visa também implantar uma política de aproveitamento de fontes alternativas de energia nos prédios do Judiciário e a utilização das águas do subsolo ou seu reaproveitamento, a exemplo do que já acontece no Fórum de Piancó, a mais nova unidade judicial da Paraíba, inaugurada na semana passada.

A avaliação da desembargadora Ana Carolina Zaina de que o magistrado não pode mais viver mergulhado apenas no “mundo dos autos” foi compartilhada pela presidente do TJPB, Fátima Bezerra Cavalcanti, que tem pautado sua gestão em defesa de uma Justiça participativa, transparente e cidadã.

 

 

Gecom – Marcela Sitônio

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711