Presidentes do TJPB e TRE são agraciados com Medalhas pelo Exército Brasileiro no Dia do Soldado
Os presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadores Joás de Brito Pereira Filho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, respectivamente, foram homenageados pelo Exército Brasileiro, ao lado de outras autoridades, durante a celebração do Dia do Soldado, realizada na manhã desta sexta-feira (24), no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa. Ambos magistrados têm histórico no serviço militar e receberam as comendas das mãos do comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, general de brigada Marcelo Arantes Guedon.
Ao abrir a solenidade do Dia do Soldado, que pelo calendário comemorativo é celebrado no dia 25 de agosto, o general Guedon afirmou que a Guarnição das Tropas Federais de João Pessoa, em particular, do Estado da Paraíba, consegue congregar as instituições ao redor de ideais de nação apregoado pelo Patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias.
“A sociedade brasileira deposita no nosso Exército a mais alta confiança, como não poderia ser diferente àquela instituição que, com as demais forças singulares, têm a missão de defender a soberania do nosso país. Vivemos tempos difíceis. Temos a certeza de que o Brasil tem plenas condições de seguir no seu caminho de crescimento. Mas, é importante que, nesse momento, todas as instituições caminhem lado a lado, exatamente como falou o nosso patrono, o Duque de Caxias”, afirmou o comandante, ao agradecer a presença das autoridades, a quem chamou de amigos do Exército.
Condecoração - O desembargador Joás de Brito foi agraciado com a Medalha de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, uma comenda de distinção para autoridades que colaboram com a missão do Exército no país. Ao ser oferecida a homenagem ao magistrado, o Comando das Forças Federais na Paraíba considerou que, ao longo desse ano, o presidente do TJPB desenvolveu projetos e algumas benfeitorias que colaboraram com os valores que o Exército cultua aqui no Estado.
O magistrado disse se sentir honrado ao ser agraciado pelo Exército Brasileiro, a quem serviu, recebendo formação do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR). “Sou militar da reserva. Fiz o NPOR por opção, quando era jovem, aos 18 anos de idade. Então, para mim é uma honra muito grande ser homenageado. Todas as vezes que venho ao Exército, sinto um prazer enorme, pois vejo a organização da instituição, que tem valores prezando pela família, organização e pela educação”, afirmou.
O presidente do TRE, desembargador Romero Marcelo, que também foi agraciado com as homenagens, recebeu duas comendas: a de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, a exemplo de Joás, e a Medalha Exército Brasileiro, que busca valorizar todas as autoridades que congregam dos mesmos valores do Exército, de patriotismo, e que têm, também, bons serviços prestados para a nação.
“Para mim, essa homenagem é muito importante, pois o início da minha carreira foi militar. Foram 11 anos como Sargento de Engenharia do Exército Brasileiro e servi boa parte do meu tempo aqui na Paraíba e também na Amazônia, no Centro do Batalhão de Engenharia de Construção. É uma honra muito grande receber a Medalha do Exército, depois de quase 40 anos. Lembrando que fui agraciado, enquanto militar, com a Medalha de Bronze, que são 10 anos de efetivo serviço e, agora, recebo essa medalha de ‘Amigo do Exército’”, declarou o desembargador.
Solenidade - Todos os anos, o Exército Brasileiro promove uma série de atividades em comemoração ao Dia do Soldado – 25 de agosto, dentre as quais a tradicional Solenidade Militar. Na Capital paraibana, a formatura em alusão à data foi realizada nesta sexta-feira (24), nas instalações do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, com a participação de tropas de todas as Organizações Militares das Guarnições de João Pessoa e Bayeux. O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, além das famílias de militares e convidados.
Por Eloise Elane