Conteúdo Principal
Publicado em: 17/11/2020 - 19h18 Atualizado em: 17/11/2020 - 19h19 Tags: Obras, 1° Grau, Reformas, unidades judiciárias

Priorização do 1° Grau: Reformas em unidades judiciárias do Estado são concluídas e entregues

  

Com foco na priorização do 1º Grau de jurisdição, a atual gestão do TJPB concluiu e entregou os serviços de manutenção corretiva em mais quatro unidades judiciárias do Estado, beneficiando magistrados, servidores e jurisdicionados. Além disso, mais quatro estão com as obras de reparo em andamento, com previsão de conclusão até o final deste mês. Os serviços foram realizados por meio de intervenção da Gerência de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Dentre as unidades que foram contempladas com reparos, está a Comarca de Catolé do Rocha. Conforme levantamento da Gerência, foram feitas obras de manutenção geral da coberta e das calhas; elevação do muro de contorno; manutenção do piso externo; pintura do prédio; e manutenção do forro de gesso do Fórum Desembargador João Sérgio Maia, bem como construção de fossa céptica. “De modo geral, foram melhorias significativas e extremamente importantes para a manutenção do prédio e da qualidade do acesso a ele por parte dos servidores e da população. São melhorias que demonstram preocupação com a priorização do Primeiro Grau”, afirmou o juiz Renato Levi, titular da 3ª Vara Mista.

A gerente do fórum, Lucimeire de Oliveira Veras Guedes, destacou a manutenção da coberta, que beneficiará os servidores e magistrados ao proteger dos efeitos da chuva. “Ainda há serviços a serem feitos no Tribunal do Júri, mas o que já foi feito trouxe vários benefícios. Os fóruns passam a funcionar de forma ainda mais eficaz e todos veem o resultado. Está tudo organizado”, frisou.

Por seu turno, a Comarca de Sousa, uma das beneficiadas, teve serviços de manutenção da coberta, construção de dois banheiros para réu preso e pintura interna, das fachadas, do muro de contorno e do gradil.

Para a gerente do Fórum, Francineide Nascimento, é importante realizar a manutenção do prédio. “Sempre precisamos fazer reparos e manutenção, então, a equipe de engenharia do TJPB ter vindo foi muito bom e facilitou a nossa vida. Além disso, não vamos mais nos preocupar com o período de chuvas e não teremos infiltrações ou perda de equipamentos”, afirmou.

Mais obras – Em Araruna, os serviços executados foram de manutenção da coberta e das calhas do fórum; construção de mureta e gradil frontal para segurança do prédio; reformas dos banheiros públicos, com a adaptação para PNE; manutenção do muro de contorno; manutenção das instalações elétricas; manutenção das caixas d'água; instalação de guichê no cartório; e pintura geral da edificação.

Já na Comarca de Solânea, foi feita ampliação da rede de drenagem pluvial; refazimento da rede sanitária e manutenção dos banheiros do público e dos servidores; restauração da calçada de contorno da lateral do Tribunal do Júri e do Fórum; manutenção da fossa; elevação do muro de contorno e da mureta com gradil frontal; correção de fissura em alvenarias; e aterro de parte da lateral.
Segundo o gerente de Engenharia e Arquitetura do Tribunal, Francisco Leitão, a expectativa das manutenções é garantir a sobrevida das edificações. “As obras de manutenção corretiva são importantes para manter a qualidade dos prédios e, sobretudo, a segurança e conforto dos jurisdicionados, juízes e servidores. A finalidade é garantir, também, um ambiente satisfatório para os usuários”, afirmou.

Em andamento – O diretor administrativo do TJPB, Tony Pegado, informou os serviços de manutenção corretiva que estão em andamento. Em Pedras de Fogo, está sendo feita a manutenção geral da coberta do Fórum. Já na Comarca de Areia, os reparos são de manutenção geral da coberta, pintura interna e manutenção para promover a estanqueidade da esquadria da rampa de acessibilidade ao pavimento superior do Fórum.

Em Itabaiana, estão sendo realizadas a manutenção geral da coberta e a pintura da fachada do prédio do fórum. Por seu turno, em Mamanguape há a previsão de reforma no depósito de Mamanguape, com recuperação estrutural, impermeabilização do piso e refazimento do sistema de drenagem pluvial. A licitação para contratar empresa está prevista para ser realizada no dia 27 deste mês.

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611