Projeto apresenta redução de custos com energia elétrica no TJPB
Coordenadoria de Comunicação Social
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, pode conhecer, nesta segunda-feira (9), a economia de custos com energia elétrica que o Poder Judiciário estadual vem obtendo através do contrato de eficiência energética firmado com a Engeconsulting – Engenharia e Consultoria Ltda.
“Foi demonstrado que nós vamos ter uma grande economia da despesa do Tribunal com energia, em todo Estado”, afirmou o desembargador Ramalho Júnior ao término da explanação.
De junho a dezembro de 2008, já houve uma redução de R$ 453.289,43. Foi o que revelou o superintendente da empresa de consultoria especializada em gestão de energia, Nelson Martins. Segundo ele, a meta está praticamente atingida. O contrato firmado com a Engeconsulting tem duração de 18 meses.
O secretário de Planejamento e Finanças do Tribunal de Justiça, Paulo Romero, disse que a apresentação dos resultados é a primeira fase de um projeto de gerenciamento do consumo e dos custos de energia elétrica. “O que verificamos, hoje, é a demonstração do sucesso da primeira fase, ou seja, do bom gerenciamento dos custos da energia, em função de uma administração concisa, tanto do Tribunal, que teve essa iniciativa, como da própria empresa, que tem competência e demonstrou isso reduzindo o custo do kw/hora para o Tribunal de Justiça”, afirmou Romero.
Ele acrescentou, ainda, que a redução já pode ser sentida. “Mas, essa economia não tem sentido se a gente não desenvolver a segunda etapa, que diz respeito a diminuição do consumo”. Paulo Romero afirmou que o êxito da segunda fase vai depender da participação de um processo cultural de todos os servidores da Casa, no sentido de utilizar racionalmente a energia.
Por Lenilson Guedes