Conteúdo Principal
Publicado em: 13/08/2018 - 19h28 Atualizado em: 14/08/2018 - 13h34 Comarca: João Pessoa Tags: Conhecendo o Judiciário

Projeto ‘Conhecendo o Judiciário’ retorna com a participação de 70 alunos do curso de Direito do Unipê

Um total de setenta estudantes de quatro turmas do 6º período do Curso de Direito, da disciplina Direito Civil, do Instituto Paraibano de Educação (UNIPÊ), participou, na tarde desta segunda-feira(13), das atividades do projeto “Conhecendo o Judiciário”, que tem como coordenador e idealizador o desembargador Leandro dos Santos. O encontro, que marcou o retorno das atividades do Projeto, aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, ocasião em que o desembargador Leandro dos Santos recepcionou o alunado. 

Na oportunidade, o magistrado explicou todo o funcionamento da Justiça, respondeu as perguntas dos alunos e discorreu sobre a importância da preparação à carreira jurídica, o exercício profissional da advocacia, da magistratura e do Ministério Público. O desembargador Leandro aproveitou o encontro e conclamou a todos para estarem presentes às atividades do Poder Judiciário estadual, para que possam aprender, na prática, comparecendo às sessões de julgamento. 

Ao falar em novidades em torno do Projeto, o desembargador disse que espera incrementar a iniciativa em 2019, trazendo novidades ao ‘Conhecendo o Judiciário’, em termos de atingimento a outros segmentos da sociedade. “Pretendemos um projeto massificado em termos de beneficiários”, ressaltou. 

O aluno do sexto período, Romero Andrew Ferreira Remigio, teceu comentários sobre o Projeto, destacando, principalmente, o conhecimento repassado sobre a formação do Tribunal Pleno.  “A partir das explicações do desembargador Leandro dos Santos, foi possível entender como funciona o Poder Judiciário, na prática, e como  acontece o julgamento dos processos no âmbito do judiciário”, ressaltou o estudante. 

Já a aluna e presidente de turma, Iranalha Carvalho de Sousa, disse, ao falar sobre o Conhecendo o Judiciário, que o Projeto é extremamente importante porque vem possibilitando aos estudantes de Direito a oportunidade de vivenciar, na prática, a profissão e se identificar melhor com ela. “Isso é um crescimento grande para todos nós, que abraçamos a profissão”. 

Sobre o projeto – No ano de 2017, o  ‘Conhecendo o Judiciário’ recepcionou um total de 943 estudantes de diversos períodos de cursos de Direito de universidades particulares e públicas do Estado, alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro e, também, estudantes vinculados ao Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. Recebeu, ainda, um grupo de juristas populares da Fundação 'Margarida Maria Alves', totalizando 12 instituições. As 17 visitas foram acompanhadas pelo desembargador Leandro dos Santos, idealizador e coordenador do Projeto. 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611