Conteúdo Principal
Publicado em: 17/09/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Projeto de Resolução que dispõe sobre critérios para promoção de juízes está na pauta do Pleno desta segunda

Os membros do Tribunal de Justiça da Paraíba se reúnem, nesta segunda-feira (20), a partir das 14h, em sessão extraordinária, para apreciar o processo administrativo nº 283.139-2, referente ao Projeto de Resolução, que define e regulamenta os critérios objetivos para aferição do merecimento para promoção de magistrados e acesso para o segundo grau. Os trabalhos serão coordenados pelo desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira, presidente em exercício do TJ.

O Projeto de Resolução foi elaborado pela Comissão Especial do Tribunal criada pela Portaria da Presidência nº 1.009/2010, publicada no Diário da Justiça do dia 06 de maio deste ano. Formam a Comissão os desembargadores Arnóbio Alves Teodósio, João Alves da Silva e Fred Coutinho.

Para elaborar o anteprojeto, a comissão considerou a Emenda Constitucional nº 45, a Resolução nº 106, do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), o dispositivo no inciso XVII do artigo 6°, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça, como também os incisos II( alíneas “b”, “c” e “e”), III, IV, IX e X do artigo 93 e incisos I e II do § 4º do artigo 103-B, da Constituição Federal.

Conforme o texto do Projeto, as promoções por merecimento de primeiro grau e o acesso ao segundo grau serão realizadas em sessão pública, com votação nominal e fundamentada, iniciando-se pelo magistrado votante mais antigo. O processo de aferição do merecimento tramitará perante a Corregedoria Geral de Justiça, tendo como relator o desembargador corregedor-geral. O juiz interessado na promoção deve dirigir, em cinco dias da abertura do edital, requerimento ao presidente do Tribunal de Justiça.

Por Cristiane Rodrigues

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611