Conteúdo Principal
Publicado em: 05/05/2015 - 15h04 Atualizado em: 05/05/2015 - 16h13 Tags: Sustentabilidade, Sustentabilidade

Projeto Economia Responsável idealiza ações para conscientizar Judiciário estadual

Reduzir o consumo de energia e água potável são os principais objetivos

Dentro das ações do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba, está o projeto “Economia Responsável”. A iniciativa tem como alinhamento estratégico promover a cidadania e atuar com responsabilidade socioambiental. O objetivo é implantar uma política de redução de consumo de energia, água e materiais utilizados no expediente forense através da criação de uma cartilha de conscientização, promoção de palestras e premiação.

A cartilha está sendo pensada para, além de explicar o que é o projeto, trazer dicas, orientações e sugestões de como utilizar energia, água e os próprios instrumentos de trabalho de forma responsável.

A partir de julho, a equipe começa a visitar comarcas do Estado para divulgar o projeto e realizar palestras para conscientizar servidores e magistrados do Poder Judiciário. O juiz Kéops de Vasconcelos Amaral, gestor do projeto, em âmbito estadual, afirmou que a ação busca diminuir, no dia a dia, a agressão ao meio ambiente.

“Diante da atual situação que o país enfrenta, fazer o nosso papel é muito importante. Esse projeto visa reduzir o consumo de energia, água e reutilizar os materiais de expediente, como por exemplo, fazer rascunhos de papeis já utilizados”, destacou o juiz Kéops.

A proposta de instituição do prêmio “Fórum Econômico” prevê a premiação de Fóruns que se destacarem na economia de energia, de água e de materiais. A premiação será acompanhada por medições mensais e premiação semestral. Inicialmente, os prêmios para os melhores desempenhos são folgas e a priorização das reivindicações dos profissionais dos Fóruns que mais economizarem.

Dicas simples – Conforme orientou Vitorio Trocoli, supervisor da Gerência de Engenharia do TJPB e coordenador do projeto, “ações simples, e que fazem a diferença no trabalho, podem e devem ser tomadas pelos profissionais do Judiciário estadual”.

Utilize uma caneca para economizar e evite utilizar copos descartáveis;
No final do expediente, tire os aparelhos da tomada;
Desligue o monitor do computador ou coloque a máquina em modo de economia de energia, quando não estiver no ambiente;
Use papéis usados para rascunho.

Por Marayane Ribeiro (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711