Projeto ‘Elas por Elas’ chega às Comarcas de Campina Grande e Pocinhos
Após as instalações realizadas nas Comarcas de Patos e Santa Luzia, no mês de setembro, o projeto ‘Elas por Elas’ será implantado, nesta quinta-feira (30), nas unidades judiciárias de Campina Grande e Pocinhos. As solenidades ocorrerão, respectivamente, no Fórum Affonso Campos, a partir das 8h30, e no Fórum de Pocinhos Desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, às 15h30.
Os eventos contarão com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, e da presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão.
A juíza Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva, coordenadora do Comitê, ressaltou que a instalação do ‘Elas por Elas’ em Campina Grande e em Pocinhos mostra que o compromisso com a equidade de gênero está chegando a todas as regiões da Paraíba. “Depois de Patos e Santa Luzia, trazemos o projeto agora para o Agreste, levando diálogo, acolhimento e oportunidades para mulheres de diferentes realidades”, disse.
A magistrada destacou que Campina Grande é um polo importante de formação e influência, e Pocinhos simboliza a aproximação com as comarcas menores. “Cada nova cidade fortalece essa rede de mulheres do Judiciário que acredita na mudança, na união e na construção de um ambiente mais igualitário e humano”, enfatizou.
Na Comarca de Campina Grande, as atividades ocorrerão na Sala do Tribunal do Júri e incluirão acolhimento aos participantes, com momento musical, café da manhã, palestra sobre ‘A equidade de gênero que vivenciamos em cada função’, e de ações alusivas ao Outubro Rosa - Superação. Ainda consta o descerramento da placa da Sala de Amamentação.
Paralelamente, na unidade da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), também em Campina Grande, ocorrerão atividades com a abertura do espaço de bem-estar; aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações de saúde; e de terapias alternativas e relaxamento. No período da tarde, a programação será realizada no Fórum de Pocinhos.
Ação – O projeto ‘Elas por Elas’ é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que se refere a várias ações voltadas para a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher no Poder Judiciário e na sociedade.
Por Marcus Vinícius





