Qualidade de Vida em Ação Itinerante visita 46 comarcas do Estado
Entre as comarcas visitadas, as da semana passada foram as de Cajazeiras, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Conceição, Bonito de Santa Fé, Uiraúna, Coremas e Malta, fechando a agenda de janeiro com 130 pessoas atendidas.
No período de 17 a 21 de fevereiro a equipe médica da Gerência de Qualidade de Vida, vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas, volta a fazer visitas nas comarcas que ainda não receberam atendimento. Nelas também serão realizadas palestras, avaliação da saúde, aferição de pressão, glicemia e orientação postural.
O projeto pretende disseminar a cultura de prevenção através das palestras. E além de tentarem evitar problemas como lesão do esforço repetitivo (LER) e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), a equipe pretende orientar, ainda, sobre cuidados com a hipertensão e diabetes.
A fisioterapeuta Valéria Beltrão, coordenadora do projeto, informou que já foi observado uma incidência de números desses casos. “A avaliação é a junção de critérios para traçar um perfil completo. Isso é importante para que possamos traçar um plano especifico de ação e melhorar a qualidade de vida, proporcionando o bem-estar no trabalho”, afirmou.
Cartilhas - Estão abertas para consulta cartilhas com informações preventivas sobre LER e DORT na seção Vida e Saúde (http://www.tjpb.jus.br/vida-e-saude/), disponibilizada pela Gerência. Em breve, três outras cartilhas com informações sobre hipertensão, diabetes e colesterol poderão ser consultadas.
Karina Negreiros (estagiária)