Conteúdo Principal
Publicado em: 28/09/2020 - 16h42 Comarca: João Pessoa Tags: Infância e Juventude, Curso Preparatório para Adoção

Segunda etapa do Curso Preparatório para Adoção tem início nesta segunda (28) de forma virtual

A segunda etapa do Curso de Preparação para Pretendentes à Adoção, voltado às comarcas da 1ª Circunscrição do Poder Judiciário estadual, tem início nesta segunda-feira (28), das 14h às 18h. A formação ocorre on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado da Escola Superior da Magistratura (Esma) do Tribunal de Justiça da Paraíba. Contará com a participação de 53 inscritos das comarcas de Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande, São José de Piranhas e João Pessoa (20 pretendentes). Além de dois casais do Distrito Federal.

O gestor da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB, juiz Adhailton Lacet (titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital), informou que esta segunda etapa está acontecendo devido ao grande número de pretendentes que vão surgindo no decorrer do ano, sendo necessária a realização de três a quatro edições. Conforme o magistrado, durante a semana, os inscritos terão acesso virtual ao material didático.

“Vamos aproveitar o material que já temos disponível no ambiente da Esma. Vou fazer a abertura e, em seguida, haverá a palestra com a professora Nataly Pinheiro, assistente Social e doutoranda em Ciências Jurídicas. Teremos a participação, também, de profissionais do Gead-JP (Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa), na pessoa da sua presidente, a psicóloga Walesca”, explicou Adhailton Lacet, acrescentando que participarão representantes da Defensoria Pública, Ministério Público estadual e mães e pais que já adotaram, com depoimentos sobre as suas experiências.

O juiz Lacet relatou, ainda, que a abertura do Curso de Adoção acontecerá por meio da Plataforma Zoom e os demais dias no ambiente da Esma. “Uma vez concluídos os estudos, os participantes receberão certificados e, assim, ficarão aptos, habilitados, para a adoção, passando a integrar o Sistema Nacional de Adoção (SNA)”, pontuou o coordenador da Coinju.

Napem – Por meio do Ato da Presidência nº 49/2020, publicado no Diário da Justiça eletrônico do dia 17 de agosto, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo, designou o juiz Adhailton Lacet para atuar como coordenador dos Núcleos de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem) de João Pessoa, que tem por objetivo prestar auxílio às Varas da Infância e da Juventude, da Violência Doméstica, de Família e Criminal.

“Fico muito honrado pela confiança que em mim foi depositada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Murilo. É mais uma incumbência, na qual tenho a maior satisfação em desempenhar, para prestar um melhor serviço ao jurisdicionado, tanto das Varas da Violência Doméstica, das Varas de Família e Varas da Infância e Juventude de todas as comarcas que integram a Primeira Circunscrição Judiciária”, salientou o magistrado, pontuando que, na Paraíba, existem seis circunscrições judiciárias.


Por Lila Santos/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611