Conteúdo Principal
Publicado em: 03/05/2016 - 18h22 Atualizado em: 04/05/2016 - 15h04

Servidor do TJPB é um dos primeiros a concluir o curso de especialização em Mediação e Arbitragem

Promotor José Farias, Jesiel Rocha e o juiz Bruno Azevedo

O Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), criou o curso de especialização em Mediação e Arbitragem no ano de 2011. O curso que possui cerca de 30 alunos – entre eles 5 servidores do TJPB – teve sua primeira turma formada neste semestre.

O servidor Jesiel Rocha, do Fórum de Guarabira, foi o primeiro aluno a defender sua monografia intitulada “Relevância da Mediação e Conciliação judicial na 2ª Instância no Centro de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba”. Segundo ele, o curso é um reforço no conhecimento desses institutos de mediação. “Houve um caso que já estava em tramitação há 25 anos e em 5 ou 6 sessões as partes se resolveram. Quanto tempo mais eles perderiam se não existissem estes centros?”, ressaltou ele.

Jesiel contou ainda que a intenção é a pacificação social e citou a frase “É preciso gastar tempo para ganhar tempo”, para explicar a importância da mediação. O objetivo da parceria é que os servidores do TJPB sejam qualificados para resolução de conflitos através da prática de Mediação e Conciliação.

“A intenção é despertar a comunidade jurídica e acadêmica para o exercício da Justiça através das formas extrajudiciais”, explicou Bruno Azevedo, diretor adjunto do Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba. Segundo ele, solucionando os problemas dessa forma, as pessoas não precisariam ter que levar ao Judiciário casos mais simples.

A segunda turma do curso foi iniciada no dia 08/04/2016 e terá a duração de 1 ano e 6 meses. Na sua grade curricular são encontradas Prática de Mediação Comunitária, Prática da Justiça Restaurativa, entre outros temas.

Amyrane Alves (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711