Sistema de reconhecimento facial para apenados começa a ser implantado na 1ª Vara de Itabaiana
O Tribunal de Justiça da Paraíba segue avançando na implementação do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (SAREF), ferramenta criada pelo TJDFT e incorporada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) à plataforma PDPJ. Após o lançamento oficial no sistema prisional paraibano, ocorrido na cidade de João Pessoa, o SAREF encontra-se em processo de implantação também na 1ª Vara da Comarca de Itabaiana, unidade privativa de execução penal.
De acordo com o juiz Gustavo Camacho, o sistema será utilizado para atender os apenados em cumprimento de pena no regime aberto e em livramento condicional, permitindo que realizem suas apresentações obrigatórias por meio de reconhecimento facial e geolocalização, acessando a página oficial do SAREF.
"Neste início de implantação, caso surjam dúvidas, os apenados poderão comparecer diretamente ao fórum da comarca para receber as orientações", afirmou o magistrado .
A iniciativa, fruto da parceria entre o Poder Judiciário estadual e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), traz benefícios como maior eficiência, segurança, transparência, redução de aglomerações e eliminação das longas filas nos fóruns e presídios.
Gecom-TJPB




