Sistema-Web vai substituir o atual Siscom a partir de outubro próximo
O novo sistema será mais moderno e vai garantir mais segurança e celeridade
Previsto para entrar em funcionamento a partir de outubro, o Sistema-Web vai trazer mais modernidade, segurança e celeridade para os usuários do atual Sistema de Comarcas Integralizadas (Siscom). Essa nova ferramenta tecnológica funcionará no controle de processos de primeiro grau em substituição ao conhecido Siscom.O projeto, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, funcionará em uma plataforma de programação em linguagem java, e vem sendo desenvolvido em várias versões testes.
“O Siscom-Web é uma nova ferramenta com uma linguagem atual e que vai trazer, em razão disso, ganhos na produtividade ao servidor do judiciário, e também para o jurisdicionado (população), em razão de permitir uma série de funcionalidades que hoje não é possível com o Siscom atual”, esclareceu o juiz Meales Medeiros Melo, que integra o grupo de trabalho de implantação do novo mecanismo.
O magistrado acrescentou que os processos que serão acompanhados pelo Siscom-Web vão estar disponíveis na própria página do Tribunal. “A partir disso, vai ser possível, por exemplo, acompanhar em inteiro teor toda e qualquer decisão ou ato processual”.
Além disso serão beneficiados advogados, tornando ágil a distribuição dos processos, os servidores e magistrados, que atuarão diretamente no sistema, via internet, evitando o deslocamento das partes aos cartórios.
Composição – O grupo de trabalho do projeto do Siscom-Web é composto por juízes e servidores, que estão com a responsabilidade de orientar, pensar e desenvolver, junto com a equipe técnica da Ditec, o novo sistema de processamento.
Por Lila Santos