Conteúdo Principal
Publicado em: 07/08/2014 - 01h10 Atualizado em: 10/03/2017 - 11h08 Tags: DITEC

Sistema-Web vai substituir o atual Siscom a partir de outubro próximo

O novo sistema será mais moderno e vai garantir mais segurança e celeridade

Previsto para entrar em funcionamento a partir de outubro, o Sistema-Web vai trazer mais modernidade, segurança e celeridade para os usuários do atual Sistema de Comarcas Integralizadas (Siscom). Essa nova ferramenta tecnológica funcionará no controle de processos de primeiro grau em substituição ao conhecido Siscom.

O projeto, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, funcionará em uma plataforma de programação em linguagem java, e vem sendo desenvolvido em várias versões testes.

“O Siscom-Web é uma nova ferramenta com uma linguagem atual e que vai trazer, em razão disso, ganhos na produtividade ao servidor do judiciário, e também para o jurisdicionado (população), em razão de permitir uma série de funcionalidades que hoje não é possível com o Siscom atual”, esclareceu o juiz Meales Medeiros Melo, que integra o grupo de trabalho de implantação do novo mecanismo.

O magistrado acrescentou que os processos que serão acompanhados pelo Siscom-Web vão estar disponíveis na própria página do Tribunal. “A partir disso, vai ser possível, por exemplo, acompanhar em inteiro teor toda e qualquer decisão ou ato processual”.

Além disso serão beneficiados advogados, tornando ágil a distribuição dos processos, os servidores e magistrados, que atuarão diretamente no sistema, via internet, evitando o deslocamento das partes aos cartórios.

Composição – O grupo de trabalho do projeto do Siscom-Web é composto por juízes e servidores, que estão com a responsabilidade de orientar, pensar e desenvolver, junto com a equipe técnica da Ditec, o novo sistema de processamento.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711