Superior Tribunal de Justiça realiza em junho o I Simpósio STJ-Interpol
O Tribunal de Justiça da Paraíba participará do I Simpósio STJ-Interpol: 'A Interpol e a Criminalidade Contemporânea', atendendo, assim, a convite do ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Promovido pelo STJ, o evento acontecerá na sede da Corte Superior, em Brasília, no dia 12 de junho de 2025, das 9h às 18h.
Por delegação do presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, o Poder Judiciário paraibano será representado pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e pela juíza Thana Michele Carneiro Rodrigues.
Oswaldo Trigueiro é presidente da Comissão de Organização e Divisão Judiciárias e Regimento Interno e Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejure). A juíza Thana Michele é Titular da 1ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo.
O Simpósio é inédito, fechado e restrito a magistrados federais e estaduais e a convidados especiais, conforme consta no Ofício-Circular-e/GP n. 21/2025, assinado pelo ministro-presidente Herman Benjamin. Com caráter internacional, haverá tradução simultânea do inglês para o português e o espanhol.
De acordo com a Corte Superior, o Simpósio tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a estrutura e a forma de atuação global da Interpol. Visaa, também, promover a reflexão sobre estratégias de prevenção e enfrentamento aos crimes que afetam a sociedade contemporânea, com especial enfoque no crime organizado, no tráfico de drogas, nos crimes ambientais, no tráfico de pessoas, na corrupção e nos crimes financeiros.
Inscrição – A inscrição dos participantes deve ocorrer até o dia 30 de maio de 2025, pelo link https://forms.office.com/r/32TutQGKPV.
Por Valter Nogueira