Conteúdo Principal
Publicado em: 26/01/2021 - 09h39 Atualizado em: 27/01/2021 - 19h08 Comarca: João Pessoa Tags: DITEC, Tecnologia, TJPB, Novos computadores

Tecnologia: TJPB compra 2.000 novos computadores e renova equipamentos antigos

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Diretoria de Tecnologia de Informação (Ditec), concretizou a aquisição de 2.000 novos computadores (desktops de última geração), destinados para o 1° Grau de Jurisdição, em substituição aos mais antigos. Este representa o último ato da atual Presidência do TJPB, no tocante à ação de padronização e renovação do parque de TI. A instalação dos novos computadores tem início em março.

Presidente Márcio Murilo

A expectativa é que com o incremento no número de servidores em teletrabalho total, o rodízio dos servidores em teletrabalho parcial, as agregações de várias comarcas e unidades judiciárias, o uso de desktops tende a ser cada vez menor. “Um dos últimos atos desta gestão não poderia ser outro, a não ser a renovação dos computadores, que são muito antigos. Entendemos que a compra de computadores mais rápidos e mais seguros contra invasões de hackers é essencial. O Judiciário do século vinte um requer alta tecnologia, como resposta à demanda crescente de processos”, comentou o presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, informando que o recurso para a aquisição dos computadores já estava reservado desde o ano passado.

Juiz Meales Melo

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Meales Melo, o atual parque tecnológico do Tribunal de Justiça, com mais de 4.000 mil estações, está defasado e a maioria das máquinas com mais de sete anos de uso, sendo o principal ponto de reclamação dos  usuários internos. “A aquisição de novos 2.000 computadores objetivam solucionar esse problema. Os novos equipamentos trarão mais eficiência, conforto e segurança aos trabalhos desenvolvidos pelos servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual, sendo suficientes para renovação total do parque, ante o avanço significativo do teletrabalho e da unificação de cartórios, num novo cenário de coworking”, pontou o magistrado.

Jose Teixeira Neto

O diretor da Ditec, José Teixeira de Carvalho Neto, informou que o recebimento e instalação acontecerá em até 45 dias, conforme cronograma a ser definido. “A prioridade de substituição será para os computadores mais antigos. Os monitores anteriores serão aproveitados na futura substituição, uma vez que na licitação não houve empresa vencedora para o lote correspondente”, disse.


Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611