Conteúdo Principal
Publicado em: 25/09/2018 - 17h39 Atualizado em: 24/09/2020 - 13h45 Comarca: João Pessoa Tags: Semana Nacional da Conciliação

TJPB adere à XIII Semana Nacional da Conciliação instituída pelo Conselho Nacional de Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, aderiu à XIII Semana Nacional da Conciliação – 2018, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que se realizará no período de 5 a 9 de novembro de 2018. O objetivo é ampliar o número de feitos conciliados e reduzir a taxa de congestionamento processual, relativamente aos processos cíveis e aos delitos de menor potencial ofensivo. O Ato da Presidência nº 68/2018 foi publicado na edição do Diário da Justiça eletrônico desta quarta-feira (26).

Para planejar e coordenar as atividades da XIII Semana de Conciliação, o presidente do TJPB instituiu uma Comissão Temporária Especial, que será presidida pelo desembargador Leandro dos Santos, diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e coordenada pelo juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, diretor adjunto do Núcleo. Serão membros ainda da comissão os juízes Bruno César Azevedo Isidro e Antônio Carneiro de Paiva Júnior, diretores adjuntos do Nupemec.

De acordo com o Ato da Presidência, os magistrados que quiserem aderir à XIII Semana Nacional da Conciliação deverão preencher o Termo de Adesão, a ser disponibilizado no portal do Tribunal, com a indicação do maior número possível de feitos aptos à conciliação, de forma a compor a pauta especial de audiências da respectiva unidade jurisdicional.

“Na seleção dos processos que serão incluídos em pauta se dará preferência àqueles em que as empresas e partes tenham manifestado, em tempo hábil, seu interesse na conciliação ou que recomende a natureza da lide, em especial os que tratam de Direito de família, inquilinato, condomínios, responsabilidade civil e delitos de menor potencial ofensivo”, informou Joás de Brito.

Ao término da Semana, os magistrados participantes deverão encaminhar ao Nupemec, em até 10 dias, um relatório circunstanciado das atividades, com indicação dos seguintes dados: número de audiências ou sessões de conciliação designadas e realizadas; quantidade de acordos homologados; número total dos recolhimentos previdenciários (se houver); dos recolhimentos fiscais (imposto de renda, se houver); de pessoas atendidas; e o número de servidores que participaram das audiências ou sessões.

Ainda conforme o Ato, o Nupemec ficará incumbido de informar aos magistrados das unidades judiciárias participantes, por ofício, as empresas e partes que solicitaram a inclusão de seus processos durante a Semana Nacional de Conciliação. Deverá, também, informar à Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) os servidores que vierem a atuar além do expediente normal, para efeito de compensação de horário em período oportuno.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611