Conteúdo Principal
Publicado em: 14/04/2015 - 19h56 Atualizado em: 23/04/2015 - 11h46

TJPB constitui 'Comissão de Notáveis” para celebrar o Sesquicentenário de Epitácio Pessoa

Reunião da Comissão de Notáveis

A pedra fundamental sobre a qual será formatada a programação alusiva as festividades do “Sesquicentenário de nascimento de Epitácio Pessoa' foi lançada na tarde desta terça-feira (14) pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, durante reunião da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual. Na ocasião, foi constituída a “Comissão de Notáveis”, formada por historiadores e membros da Academia Paraibana de Letras.

A 'Comissão de Notáveis” foi formada com o objetivo de auxiliar o Tribunal na organização de quatro emblemáticos eventos, que ocorrerão nos meses de maio, agosto, outubro e dezembro do corrente ano, como forma de comemorar em “alto estilo” os 150 anos de nascimento do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – paraibano da cidade de Umbuzeiro.

A primeira atividade, marcada para o dia 28 de maio,  será uma visita ao Museu e Cripta do Palácio da Justiça, onde repousam os restos mortais de Epitácio Pessoa. Para este evento, o historiador Humberto Mello foi o nome escolhido para ministrar a palestra, denominada “Epitácio Pessoa – O político e estadista”.

O segundo momento se dará no dia 6 de agosto, quando acontecerá uma Conferência com o tema “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”. No dia 15 de outubro, acontecerá o terceiro evento, com a conferência denominada “Epitácio Pessoa – O jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)”. A data foi escolhida em virtude de coincidir com o aniversário de 124 anos do TJPB.

Para fechar as comemorações e homenagens ao ex-presidente Epitácio Pessoa, o quarto e último evento do ano está pré-agendado para acontecer na tarde do dia 17 de dezembro: a ideia é realizar um concento que pode reunir as orquestras sinfônicas paraibanas. A apresentação das orquestras será em frente ao Palácio da Justiça.

O presidente Marcos Cavalcanti destacou que as atividades propostas são fundamentais para os paraibanos conhecerem o papel e importância do político e jurista paraibano. “Epitácio Pessoa foi um dos maiores juristas, políticos e diplomatas do Brasil. E a Paraíba deve se orgulhar em tê-lo como filho. Toda a sociedade deve conhecer as pessoas notáveis, que deixaram um grande serviço prestado para o povo”, ressaltou.

O historiador Joaquim Osterne Carneiro declarou que “ a ideia das atividades é muito importante porque Epitácio foi um dos maiores nomes do país. Acho muito importante a participação da sociedade civil, visando o conhecimento desse grande homem, que foi Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa”.

Comissão de Cultura – A Comissão de Cultura e Memória é presidida pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, contando ainda como membros  o vice-presidente, desembargador José Ricardo Porto, e a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que atualmente está respondendo pela presidência da Comissão em virtude da desembargadora Fátima Bezerra se encontrar de licença.

Notáveis - Integrando a Comissão de Notáveis, estão seis nomes: Humberto Mello, historiador; Damião Ramos, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA); Evandro Dantas da Nóbrega, escritor; Joaquim Osterne Carneiro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP); Márcio Roberto Soares, ex-secretário-geral do TJPB; e Marcílio Toscano, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Este último é sobrinho trineto de Epitácio Pessoa.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – Nascido na cidade de Umbuzeiro, no dia 23 de maio de 1865, na Paraíba, presidiu o Brasil entre 1919 e 1922, sendo o oitavo presidente do governo republicano. O período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central. Foi o único brasileiro a passar pelos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Ele foi também diplomata, chegando a chefiar delegação brasileira em evento internacional. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.

Por Valter Nogueira com Marayane Ribeiro (estagiária)

Joaquim Osterne Carneiro
Márcio Roberto Soares
Evandro Dantas da Nóbrega
Humberto Mello
Damião Ramos
Marcílio Toscano
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711