“TJPB em suas mãos”: aplicativo funcionará como Identidade Funcional Digital para magistrados e servidores
“TJPB em suas mãos”, aplicativo para celular, desenvolvido de forma conjunta entre a Presidência, Diretoria de Tecnologia da Informação e Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, funcionará como identidade funcional digital para magistrados e servidores do Poder Judiciário paraibano, com a possibilidade de validação através da utilização de QR Code. O app será acessado por meio do link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tjpb.emsuasmaos.
A identidade funcional digital é um sistema que já vem sendo utilizado há algum tempo por instituições públicas, seja na esfera federal, como estadual. O objetivo é facilitar o acesso dos magistrados e servidores às suas informações funcionais, de forma simplificada, por meio do celular, com a utilização do aplicativo.
O juiz auxiliar da Presidência, Euler Jansen, ressaltou que o "TJPB em suas mãos" será uma verdadeira carta de serviços oferecidos pelo Tribunal de Justiça. Segundo pontuou, neste módulo de identidade funcional está sendo ofertado mais uma facilidade ao servidor.
“Essa prática já se tornou comum em outros aplicativos, pois todos podem ver sua CNH, cartão de banco, de plano de saúde, de INSS, de vacinação, entre outros no seu smartphone. A identidade funcional, com todos os dados e, ainda, passível de validação através do QR CODE será bastante útil àqueles que andam apenas com seu celular”, salientou.
O diretor de Gestão de Pessoas, Einstein Roosevelt Leite, destacou a relevância da ferramenta como mais um benefício que trará celeridade no acesso às informações cadastrais dos que integram o TJPB.
"Acredito ser de extrema importância o lançamento deste aplicativo, uma vez que possibilitará aos usuários do Tribunal de Justiça - magistrados e servidores - maior rapidez na disponibilização de informações cadastrais, a exemplo da identidade funcional neste primeiro momento, e de outras funcionalidades, em um breve futuro, como a ficha funcional, contracheques, informações sobre férias, etc”, enfatizou.
Por sua vez, a gerente da Gerência de Acompanhamento do TJPB, Flávia Ribeiro Mafra comentou que a Geaco está sempre em busca de soluções cada vez mais automatizadas e eficientes relacionadas à Gestão de Pessoas. “Com o “TJPB em suas mãos” os servidores e magistrados poderão facilmente se identificar, pois o aplicativo estará interligado à nossa fonte principal de informações funcionais, que é o Sistema de Recursos Humanos”, observou a gerente.
O analista Judiciário, Luciano Carvalho de Medeiros (desenvolveu o sistema) explicou que o diretor da Ditec, Ney Robson e o pessoal da DIGEP tiveram a ideia de expandir o aplicativo, criado anteriormente para atender demanda, para demais funcionalidades, agregando serviços e ferramentas voltados aos servidores e magistrados. Ele informou, ainda, a inclusão da criação da identidade funcional digital, a qual permite que servidores e magistrados consigam comprovar que fazem parte do TJPB e que, para isso, o app gera um QR Code de validação, podendo ser escaneado.
“O QR Code gerado na identidade funcional é válido apenas por algumas horas e uma vez consultado, ele pode ser visualizado mesmo que o celular não tenha internet, para o caso de alguém precisar mostrá-lo durante uma viagem, em um local que o sinal não pegue. Permite que servidores e magistrados recebam avisos/notificações e a ideia é adicionarmos mais funcionalidades nas próximas versões”, disse o servidor.
Luciano falou que para o sistema de telefone Android já está disponível, mas o da Apple ainda está em processo de análise e revisão, por isso o seu download ainda não foi disponibilizado. “Uma vez instalado, o acesso deve ser feito com o CPF e senha utilizados nos sistemas institucionais”.
O gerente de Sistemas do TJPB, Julio Paiva lembrou que o aplicativo terá como função imediata fornecer aos servidores e magistrados, a possibilidade de emitir uma identidade funcional, de forma digital, atualizada.
Por Lila Santos