Conteúdo Principal
Publicado em: 01/10/2018 - 18h53 Atualizado em: 02/10/2018 - 18h01 Comarca: João Pessoa

TJPB faz trabalho de conscientização junto a servidoras e magistradas sobre câncer de mama no ‘Outubro Rosa’

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba deu início, nesta segunda-feira (1º), através da Gerência de Qualidade de Vida, à campanha ‘Outubro Rosa’ junto às servidoras e magistradas do Poder Judiciário estadual. O evento, que tem caráter nacional, se propõe a fazer um trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama nas mulheres.

Segundo a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Beltrão, este ano a campanha ‘Outubro Rosa’ está sendo feita dentro do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante, que percorre, a cada semana, as unidades judiciárias na Região Metropolitana de João Pessoa. 

Nessas atividades itinerantes, a Gerência decidiu fazer esclarecimentos sobre a prevenção do câncer de âmbito geral, não só o de mama, mas o câncer uterino e outros que atingem a mulher. Como a ação fornece atendimento com a equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionistas, médicos e psicóloga, cada profissional vai abordar o tema na sua área.

“Caberá aos médicos falarem sobre a doença em si e a necessidade da mulher fazer os exames periodicamente: que profissional procurar, que exames fazer, entre outros esclarecimentos. Já o nutricionista deverá orientar sobre qual a melhor alimentação para a mulher fortalecer o seu organismo na prevenção da doença, o que evitar e o que priorizar. Os fisioterapeutas, por sua vez, falarão sobre a importância do exercício físico para evitar o câncer. A nossa equipe conta com psicóloga, que vai fazer atendimento personalizado, para os que queiram conversar pessoalmente com a profissional, e vai abordar a questão do estresse, que também influencia na incidência dos casos de câncer”, relatou Valéria Beltrão.

Nesta primeira semana de outubro, do dia 1º ao dia 4, o Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante está no Fórum Regional de Mangabeira; de 8 a 10, será a vez do Fórum da Comarca de Santa Rita; dia 11 a equipe estará no antigo Colégio João XXIII, onde existem setores do TJPB funcionando no local. No período de 15 a 17 de outubro, a equipe atenderá no Fórum da Comarca de Bayeux; no dia 18, no Juizado da Infância e Juventude; dias 22 e 23, no Fórum da Comarca de Cabedelo; dia 24, no Juizado da Violência Doméstica e Familiar; dia 25, na Esma e Corregedoria; e de 29 de outubro a 1º de novembro, no Fórum Cível da Capital.

Estatísticas - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O INCA informa, ainda, que o câncer de mama cresce, progressivamente, após os 35 anos de idade, sendo raros os casos em pessoas antes dessa idade. A maior incidência é depois dos 50 anos. Os tipos dessa doença são variados, sendo que uns evoluem de forma rápida e outros não. Porém, a maioria dos casos tem bom prognóstico.

A estimativa é de que, neste ano de 2018, sejam registrados em torno de 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.


Por Eloise Elane 


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611