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Publicado em: 11/12/2024 - 17h32 Tags: Balcão Virtual, Justiça 4.0, Atendimento

TJPB implementa novo Balcão Virtual em fóruns da Grande João Pessoa e Campina Grande

Projeto deve otimizar o atendimento da Justiça estadual
Projeto deve otimizar o atendimento da Justiça estadual

Desburocratizar o atendimento do Judiciário aos cidadãos e torná-lo mais ágil. Essa é a função do Balcão Virtual, ferramenta do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que está sendo aperfeiçoada e unificada para melhor cumprir sua proposta. Para alinhar as fases da expansão do novo Balcão Virtual, a gerente do projeto, juíza-corregedora Maria Aparecida Sarmento Gadelha, se reuniu com representantes de fóruns da Região Metropolitana de João Pessoa nesta quarta-feira (12).

Juíza Maria Aparecida Gadelha
Juíza Maria Aparecida Gadelha

“Hoje foram iniciadas as tratativas para a implementação do novo Balcão Virtual em comarcas escolhidas para figurarem como piloto no projeto, a fim de que nós possamos inicialmente observar a implementação dessa ferramenta, medir, verificar a sua utilização, o proveito, as necessidades de ajuste. Nessas comarcas piloto nós vamos implementar a nova ferramenta do Balcão Virtual que visa otimizar recursos, inclusive recursos humanos, a partir de uma melhor distribuição desses recursos para o atendimento”, detalhou a juíza-corregedora Aparecida Gadelha.

A magistrada acrescentou que esse é um dos passos do projeto. “Vale dizer que ele integra um projeto maior, que é um projeto abraçado pelo planejamento estratégico do Tribunal, que visa criar uma central de atendimento única, de forma que o cidadão-jurisdicionado e o advogado possam ser atendidos, em suas necessidades, da maneira mais eficiente, em um primeiro momento, por robô, e em um segundo momento, por um centro especializado de atendimento, e somente se há dúvida ou a necessidade de persistir pelas unidades, pelas secretarias e cartório”, completou.

O novo Balcão Virtual será implementado nos fóruns de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Mangabeira, além dos fóruns Cível e Criminal de João Pessoa, no de Campina Grande e na Gerência Judiciária.

Juíza Giovanna Lisboa
Juíza Giovanna Lisboa

Para a diretora do Fórum de Cabedelo, juíza Giovanna Lisboa, a ferramenta de atendimento on-line vai melhorar ainda mais o acesso do cidadão à Justiça. “Essa ferramenta tecnológica, embora já existente, será aperfeiçoada, unificada e direcionada para um atendimento mais célere, que será por setores e não por Varas, observando o processo”, elogiou a magistrada.

O diretor do Fórum de Bayeux, juiz

Juiz Francisco Antunes Batista
Juiz Francisco Antunes Batista

, confirma as facilidades que o novo Balcão Virtual irá proporcionar. “É uma excelente ferramenta de atendimento ao cidadão que ao invés de se deslocar até o fórum, pode, de sua própria residência, receber informações sobre o andamento do seu processo. A ideia é aperfeiçoar o sistema existente para cada vez mais facilitar o acesso de quem procura o Judiciário”, destacou.

O diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, disse que outro treinamento sobre a nova ferramenta acontecerá no dia sete de janeiro, logo após o retorno do recesso forense. Na semana seguinte, haverá uma outra capacitação para que, a partir do dia 20, todas as unidades já possam utilizar o novo Balcão Virtual, em fase de teste.

“Essa ferramenta está sendo utilizada como uma primeira etapa do projeto do planejamento estratégico do TJPB, que é a Central de Atendimento do Judiciário (Caju)”, ressaltou o diretor.

De acordo com a gerente de Projetos e Estratégias do TJPB, Carol Leal, o encontro de hoje foi para alinhar alguns pontos. “Essa ferramenta nova tem uma gama de opções que podem ser disponibilizadas para o gestor, de modo a manter esse serviço continuamente aperfeiçoando. A reunião de hoje foi para alinhar as fases de expansão e para indicar quais informações precisamos obter desses fóruns”, explicou Carol Leal.


Por Nice Almeida

GECOM - Gerência de Comunicação
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