Tradicional casamento coletivo em Campina Grande será realizado no dia de Santo Antônio
Pela 12ª vez Campina Grande será palco da cerimônia coletiva, e há 5 anos consecutivos que o juiz Kéops Vasconcelos realiza a celebração. Ao todo, ele já realizou o casamento de mais de 450 casais nessas cerimônias e afirmou que “é sempre bom participar”.
“Tem bolo e valsa. É uma festa! A gente percebe que todo o povo adora; fica uma multidão acompanhando. Eu gosto de fazer parte, é sempre melhor fazer um casamento do que desfazer”, brincou o magistrado.
Ainda de acordo com o juiz, dois casais homossexuais vão participar do casamento comunitário este ano. “O fato é inédito, e eu não faço qualquer objeção contra isso. Penso que não é uma decisão que cabe ao estado, por ser uma escolha de cada um. Isso deve ser respeitado”, defendeu.
O evento é uma parceria entre a prefeitura e o cartório de registros do município.
Comemoração – Santo Antônio de Lisboa nasceu na cidade de Lisboa, no dia 15 de agosto em 1191. Seu dia é comemorado na sua data de morte, em 13 de junho, que ocorreu no ano de 1231 em Pádua, Itália. Segundo a crença popular, o católico é o "Santo Casamenteiro", por certa vez ter ajudado uma moça que queria se casar, mas não tinha dote. Orientada pelo Santo a ter muita fé, moedas de ouro surgiram diante da moça, fazendo com que pudesse finalmente se casar.
Gecom – TJPB com Karina Negreiros (estagiária)