Conteúdo Principal
Publicado em: 03/11/2021 - 15h58 Atualizado em: 03/11/2021 - 18h56 Comarca: João Pessoa Tags: Conciliação, Reunião, Preparativos

Tribunal de Justiça finaliza preparativos para abertura da XVI Semana Nacional da Conciliação na Paraíba

Foto de reunião sobre Semana da Conciliação
Reunião sobre últimos detalhes para a Semana Nacional de Conciliação

Na manhã desta quarta-feira (3), foi realizada uma reunião virtual para tratar dos detalhes finais da abertura da XVI Semana Nacional da Conciliação (SNC), no âmbito do Poder Judiciário estadual, e do Webinário “Conciliação e Fraternidade”. Os eventos serão abertos, simultaneamente, na próxima segunda-feira (8), a partir das 10h15, com a fala do Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. A transmissão será pela plataforma Zoom e pelo canal oficial do TJPB no YouTube, que será encerrada pela diretora-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti.

Ainda participam do Webinário o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, que vai falar sobre “Conciliação, uma Questão de Fraternidade”; a juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Trícia Navarro, com sua palestra sobre “Conciliação, Justiça Humanizada”; e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil de Alcântara Videira, que traz o tema “Visão da AMB sobre Conciliação e Mediação”.

A SNC é promovida pelo CNJ desde 2006 e, este ano, acontece entre os dias 8 e 12 de novembro. A campanha envolve os Tribunais de Justiça estaduais, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. O principal objetivo da Semana é incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento das ações. Para a Semana, as unidades judiciárias selecionaram os processos que tenham possibilidade de acordo, intimando em seguida as partes para solucionarem o seu conflito.

“Nosso encontro de trabalho virtual serviu, especificamente, para tratar sobre a dinâmica e formato da abertura da Semana Nacional da Conciliação. Com os detalhes desse grande evento debatidos e definidos, estamos preparados para mais umA Semana Nacional da Conciliação”, adiantou um dos diretores adjuntos do Nupemec, Antônio Carneiro, responsável por coordenar os trabalhos da reunião.

Também participaram da preparação para a abertura da SNC a juíza Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara e Pedro Davi Alves de Vasconcelos (diretores adjuntos do Nupemec); servidores do Nupemec do 1º e 2º graus de jurisdição; a gerente de Comunicação do TJPB, Walquíria Maria; e a gerente de Cerimonial, Cassandra Lustosa.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611