Conteúdo Principal
Publicado em: 18/08/2016 - 17h57 Atualizado em: 19/08/2016 - 10h54

Tribunal de Justiça realiza palestra no Fórum Cível em alusão ao Dia do Estagiário

O judiciário estadual conta atualmente com 328 estagiários

Estagiários participam de palestra motivacional

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas, em alusão ao Dia do Estagiário, realizou na tarde desta quinta-feira (18), uma palestra motivacional, com direito a distribuição de brindes e coffee break, para comemorar a data. O evento aconteceu no Auditório do Fórum Cível de João Pessoa.

Analu Cabral, que estagia no setor de Estatística do TJPB, conta que conseguir passar na seleção não foi tão difícil. “O mais complicado é que eu estudo na UEPB de Campina Grande e praticamente todos os dias eu tenho que ir e vir. Mas é um trabalho que vale a pena, tenho certeza”, afirma a estudante, que não pensou duas vezes em aceitar a vaga, visto que em Campina não há oportunidades em sua área.

A estudante acredita que o estágio é um etapa de extrema importância tanto para seu crescimento profissional quanto pessoal. “Antes de tudo, é uma chance para por em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. É também momento de ganhar experiência com os profissionais que já vivenciaram diversas situações e crescer um pouco, pessoal e profissionalmente falando”, afirmou Analu.

Atualmente, o Poder Judiciário paraibano conta com a atuação de 328 estagiários. A maior concentração está no Fórum Cível de João Pessoa, com 71 estudantes trabalhando. Em Campina Grande, o número total de estagiários é de 41.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Pessoa do TJPB, Ilcione Bandeira, os estagiários são escolhidos através de um processo seletivo executado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O processo é iniciado através de um edital, lançado pelo CIEE, contendo as informações sobre o número de vagas, pré-requisitos necessários e data para as provas. A maior parte dos estudantes que atuam no Poder Judiciário é do curso de Direito, mas as vagas também são direcionadas para os cursos de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Educação Física, Jornalismo, Fisioterapia, dentre outros.

“Não há um número fixo de vagas ofertadas, solicitamos conforme a nossa necessidade”, explicou Ilcione Bandeira. O último edital publicado foi no ano de 2015, mas há previsão para uma nova seleção ainda neste segundo semestre.

A data – O Dia do Estagiário é uma referência ao decreto 87.497, que regularizou a atividade no dia 18 de agosto de 1982. É considerado estágio a participação do estudante em atividades de aprendizagem profissional, onde se pode colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo da vida escolar ou acadêmica. Geralmente, o estágio representa o primeiro contato entre o estudante e a profissão que ele escolheu.

Por Marayane Ribeiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711