V Capacitação do Serviço de Acolhimento é destaque no site da Abraminj
Matéria foi produzida pela Diretoria de Comunicação Institucional do TJPB
A realização da V Capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, a ser realizada na Comarca de João Pessoa, despertou interesse da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), que postou, nesta quarta-feira (28), no seu site, matéria sobre o assunto. A capacitação ocorrerá nos dias 7 e 8 de março.De acordo com a matéria, postada inicialmente no portal do TJPB (www.tjpb.jus.br), nessa terça-feira (27), o treinamento é destinado às famílias que se inscreveram previamente com intenção de abrigarem crianças e adolescentes e passaram pelo cadastro e pela entrevista realizados pela equipe técnica do Município. A realização da capacitação ocorrerá a partir de uma parceria entre a 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital e a Secretaria de Desenvolvimento Social da Capital.
O acolhimento familiar é um serviço que acontece em famílias acolhedoras cadastradas, selecionadas e capacitadas que cuidam, temporariamente, de crianças e adolescentes afastados do convívio com a família de origem. O serviço ocorre por meio de medida protetiva, em situação de abandono ou cujos responsáveis se encontram impossibilitados de exercerem suas funções cuidadoras.
Em João Pessoa, há três crianças acolhidas por meio do serviço de famílias acolhedoras. Conforme explicou o juiz Adhailton Lacet Porto, titular na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, as famílias têm uma contrapartida pecuniária por criança acolhida. O valor é de um salário mínimo e, se a criança tiver algum problema de saúde, dois salários mínimos.
Para ler a matéria no site da Abraminj, clique no link abaixo: http://www.abraminj.org.br/noticia.php?id=2177