Conteúdo Principal
Publicado em: 19/12/2017 - 11h43 Comarca: Alagoa Grande Tags: Alagoa Grande

Vara Única da Comarca de Alagoa Grande arquiva mais de 4 mil processos em 2017

Fórum de Alagoa Grande

A Vara Única da Comarca de Alagoa Grande, que tem a frente o juiz José Jackson Guimarães, arquivou, neste ano de 2017, o total de 4.675, sendo 4.222 processos físicos e 453 do sistema PJe. No mesmo período foram prolatadas 5.273 sentenças, sendo 3.443 processos físicos, e 1.830 eletrônicos, o que corresponde a uma média de 15 sentenças por dia, e realizadas 3.390 audiências.

De acordo com o magistrado, a unidade iniciou 2017 com 6.566 processos físicos e, agora, restam 2.919 processos físicos, além dos processos eletrônicos. “Esse grande resultado se deve ao comprometimento dos serventuários de Alagoa Grande, que são muito dinâmicos e têm um compromisso ético com os jurisdicionados, fazendo de tudo para uma Justiça eficiente e célere, apesar das dificuldades financeiras, das condições adversas de trabalho (pouco número de servidores, computadores faltando e velhos, problemas nas instalações físicas), que não deixam abater e não jogam a culpa na população”, comentou.

O desempenho na unidade judiciária foi comentada, também, pelo advogado Walcídes Leal, representante da Subsecção de Guarabira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele ressaltou o empenho do juiz Jackson Guimarães e dos servidores, o que resultou no grande número de sentenças prolatadas. “Jacson Guimarães é um juiz moderno, trabalhador, comprometido, que não é burocrático, que atende os advogados e partes, e que tenta solucionar os problemas da Comarca com agilidade”, observou.

Comentário semelhantes foi externado pelo advogado Antônio Bisneto, militante da Comarca de Alagoa Grande. Ele acrescentou que o juiz titular da Vara Única fica, por várias vezes, Fórum à tarde ou noite, sendo um parceiro dos advogados, apesar das divergências de entendimento. “O magistrado afirmou, por diversas vezes, que gosta quando se recorrem de suas decisões”, comentou.

Já o assessor da Unidade, Flávio Silvestre, informou que, na meta 2, que são os processos anteriores a 2013, existem na Comarca menos de 40, o que significa menos de 1% do acervo processual, atualmente em 6.000 feitos, entre físicos e no sistema PJe. ‘Além disso tivemos feito com réu presos que foram concluídos integralmente a prestação jurisdicional em 100 dias”, acrescentou.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611